1.06

Plantas Medicinais

Verbasco

By  | 

Verbasco

Verbascum Densiflorum

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utilizam-se as flores do verbasco que contêm mucilagem, flavonóides, saponinos e iridóides.

EFEITOS MEDICINAIS: A mucilagem suaviza a irritação das membranas mucosas. As saponinas liquefazem o muco endurecido e assim facilitam a expectoração e os iridóides têm efeitos anti-inflamatórios.

APLICAÇÕES: O chá de verbasco está recomendado para tosses e constipações comuns e também se afirma que aliviam a diarreia. Um banho de assente ou um banho completo diz-se que ajuda a debelar os problemas hemorroidais e as doenças de pele que provocam comichão. Para dores de ouvidos, deite pingos de óleo sobre um cotonete e insira-o no canal auditivo para aliviar a dor. Repita duas ou três vezes ao dia.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de flores de verbasco; deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Beba várias chávenas de chá durante o dia.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de flores de verbasco com 1 colher de chá de flores de sabugueiro e uma colher de chá de tussilagem em folhas. Deite 1 chávena de água a ferver nesta mistura e deixe em infusão durante dez minutos. Em seguida coe. Beba 3 ou 4 chávenas deste chá durante o dia.

ÓLEO: Misture 1/2 chávena de azeite com um punhado de flores de verbasco. Deite dentro de um frasco com tampa de enroscar e coloque ao sol durante três ou quatro semanas. Agite diariamente. Coe o óleo e esprema as flores. Coloque o óleo dentro de um frasco opaco e use quando necessário.

BANHOS: Ferva aproximadamente 0,5 l de água com duas mãos-cheias de flores de verbasco. Deixe em infusão durante quinze minutos e em seguida coe. Adicione esta mistura a um banho completo ou a um banho de assento.

DICA: O verbasco pode ser administrado com segurança em crianças: no entanto em forma de chá é mais indicado para o seu paladar. 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *