Plantas Medicinais
Valeriana-das-boticas
Valeriana-das-boticas
Valeriana officinalis
SINÓNIMOS: Erva-dos-gatos
PARTES USADAS: Utiliza-se a raiz da valeriana que contém principalmente os princípios amargos típicos da planta, como os valepotriatos, óleos essenciais, ácido valeriânico, alcalóides xantininas e valerina.
EFEITOS MEDICINAIS: Os valepotriatos, em combinação com os óleos essenciais, ajudam à concentração e simultaneamente produzem um efeito tranquilizante em resposta a uma sobre excitação e agitação. As substâncias activas influenciam as ondas cerebrais e, por esse motivo, melhoram as insónias e a quantidade de sono. Para além disso, os óleos essenciais funcionam como anticovulsivos em casos de problemas psicossomáticos e gastrointestinais. Os alcalóides reduzem a azia e a regurgitação, uma vez que limitam o excesso de suco gástrico.
APLICAÇÕES: Dores de cabeça, ansiedade, nervosismo e falta de concentração podem ser tratadas com pó e chá de valeriana. A tintura e o vinho desta planta podem ser utilizados para combater a ansiedade, e o nervosismo, falta de concentração e a insónia. Quando adicionada a banhos completos ou marcerada, a valeriana ajuda a adormecer.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de raízes secas e picadas de valeriana. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Beba 2 a 3 chávenas durante o dia. A valeriana é misturada com muitas vezes 1:1 com hiperição; esta mistura de chás tem o poder adicional de aumentar a boa disposição pessoal. Use regularmente.
VINHO DE VALERIANA: Deite cerca de 0,5 l de vinho branco sobre 30 g de raiz de valeriana picada, a casca de uma laranja biológica, um ramo de alecrim e um cravinho. Deixe em infusão num frasco bem fechado num local escuro, durante catorze dias e em seguida coe. Aqueça ligeiramente o vinho antes de o decantar para garrafas. Beba um copo de licor desta mistura duas a três vezes por dia, ou antes de se deitar.
PÓ: Moa 1 colher de chá de raiz seca de valeriana num almofariz e adicione-a a alimentos altamente gordurosos, tais como coalhada, iogurte, etc.
BANHOS: Deixe 110 g de raiz de valeriana em 0,5 l de água durante dez horas. Adicione o líquido coado à água do banho e banhe-se durante dez minutos. Vá para a cama imediatamente a seguir ao banho.
SAIBA QUE: A valeriana não lhe produz cansaço como muitas vezes se pensa; pelo contrário, ela harmoniza a sua actividade cerebral, contribuindo para que adormeça com facilidade à noite e esteja desperto durante o dia. A valeriana pode além disso ser usada também para auxiliar o aumento da vigilância do corpo da mente.
1 Comment