0.39

Como Fazer

Tinturas

By  | 

Tinturas

As tinturas preparam-se metendo as plantas aromáticas numa mistura de álcool e água. Devem ser feitas individualmente, combinando-se depois as tinturas preparadas quando necessário. Para além de extrair os ingredientes activos das plantas, o álcool age como conservante e as tinturas duram até dois anos. O líquido é geralmente composto por 25% de álcool e 75% de água mas algumas plantas resinosas  a quantidade de álcool é aumentada para 45%. As tinturas preparadas comercialmente usam álcool etílico, mas as bebidas alcoólicas diluídas servem para as feitas em casa. A vodka é ideal por não conter aditivos, mas o rum ajuda a disfarçar o gosto das ervas menos agradáveis.

Equipamento:

Jarro medidor, Grande boião com tampa de enroscar, Saco de musselina, espremedor de unhas, Jarro grande, Frascos de vidro escuros esterilizados e com tampa de enroscar, para guardar hermeticamente fechados, Funil.

  • Deitar as plantas num boião grande e cobrir com a mistura de álcool e água. Fechar bem o boião e guardar num frasco durante duas semanas, agitando de vez em quando.
  • Forrar um espremedor de uvas com um saco de musselina. Deitar a mistura.
  • Passar a mistura no espremedor para dentro dum jarro. Os resíduos podem servir de adubo.
  • Deitar o líquido para frascos de vidro escuros esterilizados, utilizando um funil, se for necessário.

Precauções nas tinturas:

  • Por vezes, recomendam-se tinturas com determinadas proporções, por exemplo, « tomar 5 ml duma tintura de 114». Quando se faz uma tintura desta forma, a proporção utilizada é de peso para volume. Uma tintura de 1/4 seria feita por exemplo com 1 kg de ervas para 4 litros de mistura de álcool e água, ou 100 g de ervas para 400 ml de mistura de álcool e água. As quantidades podem ser grandes ou pequenas o que interessa é a proporção.

Tinturas com menos álcool:

  • Há circunstâncias em que não é aconselhável dar tinturas com a proporção habitual de álcool, por exemplo durante a gravidez, perante inflamações gástricas ou hepáticas ou no tratamento de crianças ou antigos alcoólicos. Acrescentar uma pequena quantidade (25 a 50 ml ) de água prestes a ferver à tintura ( dose normal de 5 ml) numa chávena e depois deixá-la arrefecer consegue evaporar a maior parte do álcool, tornando-a inofensiva.

 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments

  1. Ercilia

    27 de January de 2013 at 19:26

    Faz dois meses que tomo o leite do alpiste 3 vz ao dia, ainda nao percebi nenhum resulada. O que terei de fazer, estava com 138 e continua com o mesmo 138, faco dieta caminhada e nada o que devo fazer???
    Resp pelo meu msn por favor.

    Bjsss e obrigada

  2. ANA MARIA

    13 de February de 2013 at 13:08

    gostaria de algum artigo que falasse sobre as propriedades terapeuticas do alpiste.

  3. jose

    25 de February de 2015 at 15:24

    gostaria de saber qual a porcentagem de álcool ou cachaça que devo colocar pra conservar o cha de ervas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *