0.58

Plantas Medicinais

Tandragem

By  | 

Tandragem

Plantago lanceolata

SINÓNIMOS: Língua-de-ovelha

PARTES USADAS: Só se usam as folhas da tandragem. Os ingredientes activos mais importantes são o mucilagem, os taninos, o ácido, os flavonóides e o glicósido aucubina.

EFEITOS MEDICINAIS: A auculina possui propriedades antibióticas. Os taninos ajudam e eliminar bactérias nocivas nas membranas mucosas e a mucilagem protege dos germes as referidas membranas. O ácido é rico em silicone, o qual é necessário para a constituição da cartilagem e tecido ósseo das membranas mucosas. Os flavonóides têm um efeito anti-inflamatório.

APLICAÇÕES: O chá de tandragem é óptimo para as tosses. Igualmente muito popular é o xarope de mencionada planta, que é administrado principalmente às crianças. Gargarejar com um preparado de tandragem é também recomendado para estomatites e faringites. Folhas frescas ligeiramente esmagadas, podem ser usadas em inflamações, sarna e picadas de insectos.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de tandragem seca; deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Beba 2 ou 3 chávenas ao longo do dia. Adoce com mel.

XAROPE: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 punhado de tandragem seca ou fresca. Deixe errefecer, coe e esprema o resíduo. Reaqueça até levantar fervura e deixe reduzir para metade sobre lume médio. Misture 1/2 de chávena de mel até se dissolver e guarde num frasco esterilizado enquanto ainda estiver quente. Utilize-o tomando várias colheres de chá ao longo do dia, conforme necessitar.

DICA: Se está a tentar deixar de fumar, o consumo regular de chá de tandragem pode ajudá-lo a alcançar esse desejo. Ainda não se encontrou explicação para esse facto, no entanto, muitos ex-fumadores insistem que o referido chá o sajudou a eliminar esse vício.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *