0.19

Plantas Medicinais

Sempre-noiva

By  | 

Sempre-noiva

Polygonum aviculare

SINÓNIMOS: Erva-da-muda

PARTES USADAS: Utiliza-se a parte da planta fora da terra cujos principais ingredientes activos são ácido silícico, a mucilagem, os taninos e os flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: O ácido silícico contém silicone a qual contribui a formação e fortalecimento das cartilagens, ossos e tecido conjuntivo. Os taninos ajudam a eliminar bactérias nocivas nas membranas mucosas. A mucilagem protege as referidas membranas contra os germes. Os flavonóides em combinação com o ácido silícico estimulam a função urinária.

APLICAÇÕES: O chá de preparado com esta planta é recomendado para tosse e padecimentos do tracto respiratório. Também se recomenda beber pequenos sorvos ou gargarejar com este chá, em casos de estomatites e faringites. Usado como terapia, tem fama de ser diurético e daí o ser indicado para uma desintoxicação ou em casos de gota e reumatismo. As cataplasmas podem ser usadas para úlceras nas pernas e feridas crónicas.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres chá de erva sempre-noiva, seca. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e coe. Deixe arrefecer se pretender gargarejar. Se usar como chá para a tosse, adoce-o com mel.

MISTURA DE CHÁ PARA UM REGIME: Misture 2 colheres de chá de erva sempre-noiva seca com 2 colheres de chá de folhas secas de bétula. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Beba 3 chávenas por dia durante quatro semanas seguidas.

CATAPLASMAS: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre 4 colheres de sopa de erva sempre-noiva, seca. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Ensope um pano de linho ou uma gaze nesta decocção e aplique-a durante 20 minutos sobre a área afectada. Repita várias vezes durante o dia.

DICA: A maioria das farmácias não tem à venda esta erva, uma vez que saiu de moda nos últimos tempos. Contudo, pode colhê-la e secá-la você mesmo, na medida em que existe em abundância. De preferência, deve ser colhida quando está em flor. Seque-a em molhos suspensos num local escuro. 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *