0.56

Plantas Medicinais

Sal

By  | 

Sal

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: O sal em sódio e cloreto de sódio. Para além destes, podem conter outros minerais e elementos em menor quantidade tais como iodeto, magnésio, bromo e outras substâncias inorgânicas.

EFEITOS MEDICINAIS: O sal retém a água e possui efeitos desinfectantes e purificadores. Todos os fluidos do corpo humano contêm sal. Pelo enriquecimento da água com sal podem preparar-se soluções isotónicas, hipotónicas ou hipertónicas. As soluções isotónicas são usadas nas transfusões, as hipotónicas miligam a sede e as hipertónicas desidratam o corpo e são usadas apenas externamente.

APLICAÇÕES: A água salgada pode ser usada constipações, quer através de inalações, lavagem do nariz ou gargarejos. É um desinfectante suave que humidifica e reduz as irritações. Banhos de água salgada são indicados para reduzir o excesso de água no corpo, por exemplo, durante a gravidez ( neste caso o banho deve demorar um curto espaço de tempo). A água salgada também facilita a descamação de crostas e remove a caspa. Uma pitada de sal na escova de dentes é o suficiente para uma higiene dental adequada.

INALAÇÕES COM ÁGUA SALGADA: Dissolva 2 a 3 colheres de sopa de sal em cerca de 1 litro de água quente, deite num prato pouco fundo e baixe a cabeça sobre o mesmo cobrindo-a com uma toalha de banho. Inale o vapor durante dez a vinte minutos. Isto ajudará nas gripes que envolvam dores de cabeça e nariz entupido.

GARGAREJOS/ LAVAGEM DE NARIZ: Dissolva 1 colher de chá de sal em cerca de 0,5 l de água morna. Com a ajuda de um aplicador nasal insira uma pequena quantidade de água numa narina. Ajuda a desentupir o nariz. Também se diz que esta operação alivia em pouco tempo a febre dos fenos e outras alergias relacionadas com a pólen. A água salgada na concentração acima indicada é igualmente boa para gargarejos, se estiver com dores de garganta.

BANHOS: Normalmente recomenda-se sal do Mar Morto ou banhos de sal. Em teoria, pensa-se que o sal de cozinha produz o mesmo efeito. Deite entre 225 g a 500g de sal numa banheira cheia de água quente. Banhe-se nessa água durante 20 minutos e, em seguida, passe o corpo cuidadosamente por água limpa.

DICA: Muitas pessoas, especialmente mulheres jovens, sofrem de hipotensão devido ao facto de a sua alimentação ter pouco sal e pouca água- por recearem que o sal aumenta para valores altos a pressão sanguínea. Na realidade, contudo, só alguns pacientes são realmente sensíveis ao sódio e deverão monitorizar o consumo do mesmo.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comments

  1. jj

    4 de March de 2013 at 21:27

    Muita atenção ao uso abusivo do sal. Da ultima vez que tomei banho em água quente salgada, embora tenha gostado,fiquei erecto durante 6 meses.

  2. Érica

    18 de March de 2013 at 14:46

    Olá, eu tenho rinite alérgica. Já fiz vários tratamentos. Até mesmo com vacinas. Uso o cloreto de sódio (0,9%) como uma medicina preventiva. Assim como foi explicado acima. Porém, toda vez que uso tenho uma reação. Meu nariz fica irritado. Os sintomas da rinite aparecem. Fico mal durante horas. O que devo fazer? Parar de usar o cloreto? Mas qual opção de prevenção posso utilizar?

    Obrigada,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *