0.61

Doenças de A-Z

Roncopatia ou ressonar

By  | 

A roncopatia ou ressonar, como é vulgarmente conhecido, resulta de um som originado pela vibração do palato e das paredes da faringe. O ressonar não constitui apenas um incómodo do ponto de vista conjugal e social, mas pode também ser a fase inicial do sindroma de apneia obstrutiva do sono (SAOS), o que leva muitas pessoas a procurar ajuda médica.

A Roncopatia (ressonar) consiste na emissão de ruído durante o sono, proveniente das vias aéreas superiores, sendo provocado pela vibração do palato mole sobre a língua durante a respiração. Para tal contribuem diversos factores como a conformação anatómica da via aérea, grau de obesidade, ingestão de álcool ou determinados medicamentos. A roncopatia é bastante comum na população em geral, calculando-se que mais de metade da população adulta tenha roncopatia, principalmente o sexo masculino.

Imensos produtos estão disponíveis para o ajudar a parar de ressonar, mas a maioria deles não se tem mostrado eficaz. Não há nenhuma solução milagrosa para o ronco, mas certas mudanças no estilo de vida e remédios caseiros  podem ser uma grande ajuda no seu controle.

Aqui ficam alguns remédios caseiros para parar ou reduzir o ronco.

Azeite

Com propriedades anti-inflamatórias, o azeite alivia os tecidos ao longo das vias respiratórias, reduzindo o edema e proporcionando melhor passagem de ar. Também pode reduzir a dor. Utilize este remédio regularmente para também diminuir as vibrações na garganta e parar de ressonar.

  • Tome dois ou três goles de azeite antes de ir para a cama todos os dias.
  • Tome meia colher de chá de azeite de oliva e mel, diariamente, antes de ir para a cama.

Urtiga

Se você tem tendência para apenas ressonar numa determinada época do ano, talvez isto se deva a algum tipo de alergia sazonal, fazendo com que as vias nasais fiquem inflamadas. Este tipo de ressonar temporário pode ser tratado com urtiga, que tem propriedades anti-inflamatórias bem como propriedades anti-histamínicas.

  • Adicione uma colher de sopa de folhas de urtiga secas a uma xícara de água a ferver.
  • Deixe em infusão por cinco minutos, e de seguida coe.
  • Beba o chá quente antes de dormir.

Beber duas a três xícaras de chá de folhas de urtiga por dia, durante a temporada de alergia, pode ajudar a evitar que ressone.

Alho

O alho ajuda a reduzir o acúmulo de muco nas vias nasais, bem como a inflamação no sistema respiratório. Então, se você ronca devido ao bloqueio das vias nasais, o alho pode proporcionar-lhe algum alívio.

  • Mastigue 1-2 dentes de alho crus e, em seguida, beba um copo de água. Faça isso diariamente, de preferência antes de dormir para desfrutar de um bom sono e reduzir o ronco.
  • Também use alho enquanto cozinha o jantar e coma sua comida enquanto ainda está quente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *