Doenças de A-Z
Reumatismo
Reumatismo
A mialgia, dor num músculo, e o lumbago, dor nas costas, estão muitas vezes associados a uma fibrosite, inflamação infelizmente vulgar no tecido conjuntivo de várias partes do corpo a partir do fim da meia-idade. Portanto, além das dores nas costas, os braços e as pernas ficam também frequentemente afectadas. Certas fricções ajudam a aliviar o desconforto e alguns remédios para uso interno são também úteis quando o problema é persistente.
Chá de Trevo-das-Lagoas e Ulmeira:
- O trevo-das-lagoas é uma planta brava aquática, que se encontra muitas vezes nos pântanos e lagoas. A ulmeira também gosta da humidade. Ambas as plantas são anti-inflamatórias e estimulantes digestivos e é precisamente esta quantidade que ajuda a desfazer a concentração de toxinas frequentemente associadas a problemas musculares e das articulações. Como são amargas, é conveniente disfarçar o gosto com extractos de alcaçuz, por exemplo.
- 15 g de folhas secas de trevo-das-lagoas.
- 10 g de ulmeira seccas.
- 5 g de milefólio seco.
- 500 ml de água.
- 5 ml de extractos de alcaçuz.
- Misturar as ervas secas num bule ou jarro e deitar a água a ferver. Deixar abrir durante 10 minutos e coar.
- Juntar o extracto de alcaçuz e mexer bem. Guardar num jarro tapado em local fresco.
- Um copo de vinho 3 vezes por dia , aquecendo de cada vez.
- Fazer uma frissão com 10 gotas de cada óleo de alfazema, manjerona, tomilho e zimbro em 20 ml de óleo de amêndoas-doces nas zonas doloridas várias vezes por dia.
- Se a dor não deixar dormir, tomar 5 ml de cada de tintura de alface-brava e martírio num pouco de água morna oa deitar.
- Compressas mornas podem ajudar. Misturar 10 ml de tintura de arnica, 20 ml de tintura de rosa-de-gueldres e 20 ml de tintura de raiz de angélica em 150 ml de água quente. Embeber um pano dobrado várias vezes na solução e aplicar às zonas doloridas. A aquecer de novo a mistura de cada vez que se aplicar.
- Não usar arnica em pele esfolada.
7 Comments