0.49

Plantas Medicinais

Picea-europeia

By  | 

Picea-europeia

Picea abies

SINÓNIMOS: Espruce-europeu

PARTES USADAS: Os rebentos novos e os botões são usados para fins medicinais. O ingrediente activo principal nas agullas dos pinheiros é o óleo de terebintina.

EFEITOS MEDICINAIS: O óleo de terebintina tem efeitos anticonvulsivos e mucolíticos nos brônquios. Aplicada sobre a pele estimula a circulação sanguínea no tecido conjuntivo e nos músculos subjacentes.

APLICAÇÕES: Banhos comuns e banhos de vapor com agulhas de pinheiro e através da inalação ajudam a aliviar constipações. tosse e bronquites. Os banhos estimulam a circulação sanguínea, provocam a transpiração e acalmam as dores musculares. Massajar o peito com tintura de picea, torna solúvel o muco dos brônquios; massajar os músculos doridos com esta tintura também relaxa a tensão.

BANHOS: Coloque 2 mãos-cheias de picea fresca num pedaço de gaze, envolva e suspenda dentro da água do banho. Obviamente que também pode usar essência de picea comprada na drogaria ou na farmácia. Para a dosagem certa consulte o folheto informativo que vem juntamente com o produto.

BANHA DE VAPOR: Deite água quente sobre várias colheres de sopa de picea fresca e inale durante dez minutos, com a cabeça coberta por uma toalha.

TINTURA: Deite 1/2 chávena de álcool puro ( à venda nas farmácias) sobre 3 colheres de sopa de rebentos de picea fresca e de agulhas. Deite esta infusão dentro de um frasco rolhado e guarde dez dias; em seguida escorra e dilua metade da quantidade em água. Guarde dentro de um frasco esterilizado e rolhado. Esfregue esta tintura sobre o peito para tratar as mucosidades dos brônquios ou massaje os músculos tensos para relaxar.

ÓLEO DE MASSAGEM: Deite 1 chávena de azeite sobre 3 colheres de sopa de agulhas e rebentos de picea. Deixe esta mistura macerar durante quatro semanas. Coe e guarde num frasco fechado. Massaje com este preparado os músculos tensos.

NOTA IMPORTANTE: Evite o chá de piceo! Em caso de dose excessivas as membranas mucosas ficam irritadas. Não use o óleo de piceo para o tratamento de asma brônquica ou tosse convulsa. 

 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *