0.45

Doenças de A-Z

Picadas de insectos e parasitas

By  | 

As picadas de insectos hematófagos têm como objectivo a perfuração da pele humana para atingir um vaso sanguíneo. Eles procuram activamente uma fonte de alimento, utilizando os seus vários sentidos, como a detecção de calor, olfacto e visão para encontrar um hospedeiro adequado. Alguns insectos apenas se alimentam rapidamente e partem, enquanto outros preferem encontrar áreas do corpo mais escondidas para se alojarem até estarem completamente cheios, sendo que apenas se soltam quando estão inchados com sangue.

Independentemente da forma como encontram o hospedeiro e se alimentam, os insectos hematófagos podem causar prurido, inflamação, dor e, para além disso, podem transmitir diversas doenças graves que afectam milhões de pessoas em todo o Mundo.

Vinagre

O vinagre é um poderoso antisséptico e ajuda a amenizar os sintomas e possíveis reações, no caso de picadas de insetos. Basta aplicar um pouco no local afetado. A melhor opção é o vinagre branco, no entanto não aplique, caso exista uma ferida. Já o vinagre de maçã ajuda a aliviar a dor.

Açúcar

O açúcar ajuda a aliviar os sintomas das picadas de insetos. Para tanto molhe os dedos com um pouco de saliva e depois aplique um pouco de açúcar na área, que pode ser refinada ou em forma de torrão.

Aloe Vera

O Aloe Vera – ou babosa – é muito útil para o tratamento de problemas de pele, inclusive picadas de inseto.

Casca de banana

O ato de esfregar a casca de banana na região picada pelo inseto ajuda a aliviar o inchaço causado, bem como auxiliar na cicatrização, caso existam feridas.

Cebola

Aplique uma rodela de cebola no local afetado para aliviar o inchaço das picadas de insecto.

Limão

O limão também pode ser usado no alívio do inchaço. Mas lembre-se de nunca sair ao sol com essa substância, pois mancha a pele.

Tomate

O tomate é um analgésico natural, aliviando sintomas, como a dor e a inflamação. Aplique rodelas de tomate na área. No caso de picadas de insetos que deixam o ferrão, retire o ferrão primeiramente.

Mel

O mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Basta aplicar um pouco de mel na picada. Ele diminui a irritação na pele e também a coceira.

Em todas as ocorrências não há uso médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *