0.43

Plantas Medicinais

Manjerição-grande

By  | 

Manjerição-grande

Ocimum basilicum 

SINÓNIMOS: Basilicão

PARTES USADAS: São utilizadas apenas as folhas. Os ingredientes activos mais importantes desta planta são óleos essenciais como o estragol, cineol e linalol, os tanonos e os flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais e os taninos contem a flatulência e os problemas gástricos. O manjerição tem fama de produzir efeitos sudoríficos. Farmacologistas demonstraram que o manjerição pode estimular e aumentar a lactação em mulheres com bebés recém-nascidos.

APLICAÇÕES: O chá de manjerição é bom para dores de estômago e causa transpiração. Mulheres com crianças recém-nascidas e com deficiências de aleitamento podem facilitar a lactação inicial, ingerindo pesto feito com manjerição.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de manjerição seco. Deixe em infusão durante cerca de dez a quinze minutos e coe.

REGIME: Um regime para o tratamento da flatulência crónica consiste em tomar 2 chávenas de chá de manjerição diariamente durante uma semana, à qual se segue um intervalo de duas semanas e, de novo, mais uma semana de consumo do referido chá.

PESTO: Misture 110g de folhas de manjerição lavadas com 1 chávena de azeite e 30g de pinhões torrados. Junte 85g de queijo parmesão ralado e tempere com sal. O pesto comprado nas lojas pode conter alho. Este ingrediente deve ser evitado pelas mulheres na fase de aleitação porque a maioria das crianças de peito não suportam o sabor a alho.

DICA DE JARDINAGEM: Pode semear manjericão em vasos no peitoril da janela ou na varanda. Necessita de sol em abundância para se tornar rico em ingredientes activos.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comments

  1. silva

    16 de May de 2012 at 13:39

    existe remédios homeopáticos contra ejaculação precose?

  2. liliam

    12 de February de 2013 at 14:04

    pode-se fazer chá com folhas de manjericão pequenas? e para cultivar essa planta só com sementes ou com galhos “pega”?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *