0.19

Doenças de A-Z

Herpes

By  | 

Herpes

O herpes é uma doença viral que pode ser causada por dois tipos de vírus: o vírus herpes simplex do tipo 1 (que causa lesões na mucosa oral) e o vírus herpes simplex do tipo 2 (que causa lesões nos genitais e ânus).

Os dois vírus causam as mesmas lesões, optando no entanto por mucosas diferentes, facto pelo qual uma lesão do tipo 1 não se instala na zona genital e igualmente o vírus de tipo 2 não se instala na mucosa oral.

No herpes simplex do tipo 1 ou herpes labial afeta a boca ou a face, podendo causar pequenos grupos de bolhas ou apenas inflamação da garganta.

Os sintomas caracterizam-se com uma sensação de formigueiro, ardor ou comichão na zona em volta da boca ou nariz. No espaço de algumas horas ou dias a zona fica avermelhada e forma-se um aglomerado de pequenas bolhas cheias de líquido as mesmas  incham e depois rebentam, deixando uma úlcera avermelhada superficial. Esta é a etapa mais dolorosa e contagiosa do ciclo.

No caso do herpes genital (tipo 2) a transmissão ocorre através do contacto com lesões ou secreções das zonas genitais afetadas, e tem um período de incubação de 3 a 7 dias.

Os sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de vesículas e lesões na área genital, quer dos homens quer das mulheres, acompanhadas por dor, prurido e ardor ao urinar.

 

Extrato de Própolis

Possuindo propriedades antivirais e regeneradoras vão diminuir o tempo de duração do herpes e facilitar a cicatrização da pele basta aplicar 3 a 4 gotas de extrato de própolis sobre as feridas, cerca de 3 vezes por dia tendo em atenção que e não deve ser utilizado por pessoas com histórico de alergia ao própolis.

Chá de Salsaparrilha

Para evitar a inflamação das feridas da herpes e para ajudar na sua cicatrização, o chá de Salsaparrilha pode ser bebido 3 vezes por dia, ou pode ser passado sobre o as feridas da herpes 2 a 3 vezes por dia.

Chá Preto

O chá preto é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antivirais naturais, que vão ajudar a reduzir a coceira e o ardor, ajudando na cicatrização das feridas. Os saquinhos de chá preto podem ser aplicados sobre as regiões com herpes, 2 ou 3 vezes por dia, ajudando a aliviar a dor, desconforto e coceira causados pela doença.

Alho antibiótico natural

O alho é um alimento que pode ser usado para tratar diferentes problemas na pele, pois possui propriedades antibióticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, ajudando a secar e cicatrizar as feridas da herpes, prevenindo o surgimento de infeções. Para tratar as feridas da herpes basta cortar um dente pela metade e passa-lo diretamente sobre as feridas ou bolhas, ou pode preparar uma pequena pasta para aplicar na pele.

A Farmácia é um espaço de aconselhamento e terapêutica onde encontra profissionais que o podem orientar sobre as alternativas de tratamento disponíveis e sobre o modo mais correto de as utilizar, reencaminhando-o para o médico quando necessário. Não se esqueça: procure o seu farmacêutico e informe-se sobre os cuidados a ter para prevenir a infeção e contágio e esclareça as suas dúvidas sobre o tratamento adjacente!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *