20.07

Plantas Medicinais

Hera

By  | 

Hera

Hedera helix

SINÓNIMOS: Hera-dos-muros, hera-comum

PARTES  USADAS: São utilizadas as folhas e as flores para fins medicinais. As folhas secas contêm saponinas e flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: As saponinas têm efeitos anti-inflamatórios, são mucolíticas e expectorantes e servem como fungicida quando usadas externamente. Tendem a irritar a pele e as membranas mucosas. Os flavonóides são mucolíticos e anticonvulsivos.

APLICAÇÕES: Pode preparar-se chá com folhas e não se deve beber mais que duas chávenas por dia para tratar as constipações vulgares ou tosse convulsa. Também dizem que os “Schnapps” de hera ( misture com bebida alcoólica) são igualmente úteis. Pode usar-se a hera para lavar os pés como forma de combater o desagradável pé-de-atleta. Massajar o couro cabeludo com uma decocção de hera pode prevenir a caspa. Também se diz que as massagens com óleo de hera são aconselháveis nos casos de insuficiência do tecido conjuntivo assim como para a pele casca de laranja.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas de hera secas e picadas, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel.

BEBIBA ALCOÓLICA DE HERA E VIOLETA (Schnapps de hera): Deite 30 g de folhas frescas de hera, grosseiramente picadas e 30 g de flores de violeta numa garrafa de vinho que possa rolhar e encha-a de gin ou vodca. Deixe  ficar bem rolhada durante quatro semanas, agitando a preparação diariamente depois coe e decante para outra garrafa. Consuma 1/2 colher de chá por dia.

INFUSÃO/BANHOS DE PÉS: Deite 0,5 l de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de folhas secas e picadas de hera ( ou folhas frescas, picadas). Deixe arrefecer e depois coe. Massaje a infusão no couro cabeludo. O  banho de pés pode ser preparado com 2,5 l de água e 0,5 l em infusão. Deixe os pés de molho durante dez minutos.

ÓLEO PARA MASSAGEM: Pique uma mão-cheia de folhas frescas de hera e um raminho de alecrim, deite num frasco com tampa de enroscar e cubra com 125 ml de azeite. Deixe ficar em sítio quente durante duas semanas e depois coe. Esprema bem os resíduos. Deite o óleo de massagens numa garrafa opaca e use-o regularmente para massajar as zonas com problemas.

NOTA IMPORTANTE: Não beba mais que 2 chávenas de chá de hera nem mais de 1 colher de sopa de schnapps de hera, pois as saponinas em grande quantidade são tóxicas e podem provocar indesejáveis irritações das membranas mucosas e da pele.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comment

  1. alexandra

    21 de April de 2015 at 17:39

    posso usar em bebes o cha para a tosse convulsa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *