0.37

Plantas Medicinais

Groselheira-negra

By  | 

Groselheira-negra

Ribes nigrum

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: O fruto e as folhas têm efeitos medicinais. O fruto é rico em vitamina C, potássio, sais de frutos, pectinas e taninos. As folhas contêm principalmente taninos, flavonóides, vitamina C e pequenas quantidades de óleos essenciais.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C fortalece as defesas do organismo e estimula a cicatrização; é particularmente evidente a necessidade de vitamina C quando o corpo está febril. Os taninos atenuam a diarreia, tosse e a rouquidão. O potássio é apreciado pelos seus efeitos diuréticos.

APLICAÇÕES: O chá de groselheira-negra é recomendado para edemas e problemas do tracto urinário. Um regime de tomas é indicado para a gota e para o reumatismo, uma vez que pode reduzir o número de crises dolorosas. O sumo costuma ser usado para a tosse e rouquidão. Diluído em água também é bom para gargarejar. Geleias saborosas, compotas e sumos para prevenir constipações podem ser preparados a partir do fruto. Em combinação com folhas de freixo, as folhas de groselheira-negra tem fama de fazer o chá prefeito para combater a celulite. As bagas frescas de groselheira ( ou sumo de groselha acabado de fazer) têm efeitos evidentes em casos de diarreia aguda ou crónica.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de sopa de folhas de groselheira-negra. Leve ao lume, deixe levantar fervura e em seguida coe imediatamente. Adoce com mel e sumo de limão, se desejar. Beba tanto quanto necessitar. Este chá, sem ser adoçado e morno ou frio, é indicado para gargarejos.

MISTURA  PARA CHÁ: Misture 2 colheres de sopa de folhas secas de groselheira-negra, com 2 colheres de sopa de folhas de freixo-europeu, secas. Deite cerca de 0,5 l de água a ferver sobre a mistura. Deixe em infusão durante quinze minutos e coe. Beba este chá ao longo do dia.

SUMO:Lave 2 kg de bagas de groselheira-negra, cuidadosamente e coloque-as na centrifugadora. Após esta operação coza durante uma hora e em seguida, adoce com 680 g de açúcar, mel ou xarope de pêra e deite em frascos esterilizados. Guarde num local escuro e tome 1 colher de sopa várias vezes ao dia, conforme necessitar.

SAIBA QUE: As groselha-negras não são apenas consideradas como uma mezinha ou planta medicinal, mas também porque são ricas em vitamina C e potássio. Têm um sabor menos acre e são igualmente recomendadas para fazer sumo e gelatina.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments

  1. Moraes

    2 de December de 2012 at 15:01

    Caro amigo, eu tenho muit tontura e me passaram a grosselha preta para tomar como chá. ela faz algum efeito bar combate a tontura?Agradeço se me enviar uma resposta.

  2. Oscar Tamio Yoshimoto

    6 de December de 2012 at 23:17

    Alguem poderia me dizer se o suco concentrado de groselha ajuda a baixar o índice de Microalbuminuria elevadan e qual seria a dose ideal e o período que se deve tomar. Os diabeticos podem fazer uso ou não?

  3. Anita

    27 de February de 2015 at 17:38

    Gostaria de saber se o xarope de groselha tem o mesmo beneficio e qual a contidade a ser consumida disriamente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *