0.51

Plantas Medicinais

Fumária

By  | 

Fumária

Fumaria officinalis

SINÓNIMOS: Erva-moleirinha,erva-pombinha, fumo-da-terra

PARTES USADAS: Utiliza-se toda a planta acima do solo. Os seus ingredientes activos são o ácido fumárico e os princípios amargos.

EFEITOS MEDICINAIS: O ácido fumáricoé um regulador da secreção biliar e do metabolismo da pele, o que faz com que a planta seja recomendada para a psoríase. Os princípios amargos são diuréticos e diz-se que também ajudam nos casos de prisão de ventre.

APLICAÇÕES: O chá de fumária regula a secreção da bílis e ajuda a expulsar pequenas pedras da vesícula. Urticária, sarna e psoríase ( desde que reajam a uma terapia com fumarina) podem acalmar através da ingestão de evacuar ou movimentos dos intestinos que pareçam associados a cãibras podem ser atenuados através da ingestão de chá de fumária.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de fumária seca e picada, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel ou xarope de pêra, pois o chá tem um sabor amargo. Em alternativa, deixe o chá arrefecer e prepare uma bebida não-alcoólica juntando sumo de maçã ou outro sumo de fruta doce.

CHÁ DE MISTURA PARA PROBLEMAS DE PELE: Misture 1/2 colher de chá de fumária seca e picada com 1/2 colher de chá de flores de calêndula. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Este não é tão amargo como o chá puro fe fumária, acima referido, mas os seus efeitos são semelhantes.

CHÁ DE MISTURA PARA DISTÚRBIOS INTERNOS: Misture partes iguais de fumária, bétula, urtiga e erva-cidreira. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Este chá tem um sabor bastante agradável o que facilita o seu consumo com regularidade.

NOTA IMPORTANTE: Não beba mais de três chávenas de chá de fumaria por dia. O consumo excessivo pode provocar dores no estômago.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments

  1. luzinete

    5 de August de 2012 at 2:45

    quero compra a muda de erva moleirinha onde posso encontra

  2. carrico

    15 de February de 2013 at 15:50

    Quero comprar a erva moleirinha

  3. Maria Elena Giacominu

    20 de March de 2013 at 15:15

    Gostaria de comprar .Onde encontrar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *