0.72

Doenças de A-Z

Eritema Nodoso

By  | 

Sinais e sintomas

Os primeiros sinais de eritema nodoso são frequentemente sintomas de virose como febre, tosse, mal-estar e articulações doloridas. Algumas pessoas também experimentam rigidez ou inchaço nas articulações e perda de peso. Geralmente os inchaços vermelhos e redondos são dolorosos com tamanhos entre 2 a 5cm e aparecem nas panturrilhas, mas podem aparecer também em braços, pélvis e tronco. Os nódulos começam duros, vermelhos e quentes e se tornam mais macios a cada dia até desaparecer. O tempo de tratamento varia de acordo com a causa da doença, entretanto, costuma durar de 3 a 6 semanas, e, em alguns casos, pode durar até 1 ano.

Tratamento natural para eritema nodoso

Uma boa opção de tratamento natural para o eritema nodoso é consumir alimentos que controlam a inflamação, e apenas deve ser feito como complemento do tratamento orientado pelo médico.

Alguns dos principais alimentos anti-inflamatórios são o alho, açafrão, cravo-da-índia, peixes ricos em ômega-3, como atum e salmão, frutas cítricas, como laranja e limão, frutas vermelhas, como morango e amora, e vegetais, como brócolos, couve-flor e gengibre. Confira a lista completa dos alimentos que ajudam a combater a inflamação.

Além disto, é importante evitar alimentos que podem piorar a inflamação e os sintomas do eritema nodoso, como frituras, açúcar, carne vermelha, enlatados e embutidos, leite, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *