0.83

Plantas Medicinais

Endro

By  | 

Endro

Anethum graveolens

SINÓNIMOS: Aneto; funcho-bastardo

PARTES USADAS: Normalmente usam-se as pequenas sementes ovais e escuras. Os principais ingredientes das sementes secas são óleos essenciais, substâncias minerais princípios amargos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais do endro reduzem a flatulência,alivia as cólicas dos intestinos, dores de estômago e tensões menstruais, assim como ajudam a parar os soluços. As mulheres que estão a amamentar podem usar o endro para estimular a produção de leite.

APLICAÇÕES: Beber chã de endro ou de vinho de endro antes, durante ou após as refeições diz-se que previne e alivia a indigestão. É aconselhável mascar sementes de endro para aliviar as soluços. As mulheres que têm pouco leite devem beber regularmente chá para estimular a produção de leite que contem endro, anis, funcho e alcaravia. Recomenda-se um banho de assente para cólicas abdominais das mulheres.

CHÁ: Moe 1 colher de chá de endronum almofariz. Deite por cima 1 chávena de água quente ,deixe em infusão cerca 10 minutos e depois coe.

VINHO: Moe 10 colheres de chá de sementes de endro num almofariz e depois leve a ferver juntamente com 1 chávena de água e 1 chávena de vinho branco. Deixe em infusão durante cinco a dez minutos e depois coe. Beba quente ou frio ao longo do dia, às refeições.

DICAS DE JARDINAGEM: As folhas também contêm os ingredientes activos do fruto( embora numa concentração mais baixa) e podem ser usadas para fins medicinais.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *