0.98

Plantas Medicinais

Consolda

By  | 

Consolda

Symphytum officinale

SINÓNIMOS: Consolda-maior

PARTES USADAS: Utiliza-se a raiz que contém os principais ingredientes activos (alantoína, mucilagem e taninos).

EFEITOS MEDICINAIS: A alantoína melhora a circulação, aumenta a regeneração celular e, por esse motivo, acelera a cicatrização.

APLICAÇÕES: As cataplasmas de consolda facilitam a solidificação das fracturas, os traumas devidos ao esforço, entorses e deslocações. O inchaço e a dor são aliviados através da aplicação de um unguento feito à base de consolda ( à venda somente nas farmácias).

CATAPLASMA: Ferva 110g de raiz de consolda picada com cerca de 0,5 l de água durante cerca de dez minutos e em seguida coe. Faça emplastros a partir desta decocção e aplique-os sobre a área afectada. Não os aplique sobre as feridas abertas.

NOTA IMPORTANTE: Devido à quantidade de alcalóides de pirrolizidina contidos na consolda e que são tóxicos para o fígado, teta planta não deve ser ingerida. O uso externo também deve ser limitado a um período não superior a seis semanas. Aconselha-se a mulheres grávidas ou em processo de aleitamento, bem como crianças, a não utilizarem a consolda.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *