0.34

Plantas Medicinais

Coalhada

By  | 

Coalhada

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Ao adicionar uma cultura de bactérias e por vezes um pouco de reunina ao elite morno, transforma-o em coalhada. A lactose contida no leite é metabolizada em ácido láctico e dá azo à coagulação das proteínas lácteas: a coalhada. A coalhada e o soro de leite coalhado são separados e o último pode ser escorrido por pressão.

EFEITOS MEDICINAIS: A coalhada aplicada externamente tem um efeito refrescante. É especialmente rica em cálcio e em combinação com a sua quantidade em baixas calorias é um meio importante para prevenir a osteoporose.

APLICAÇÕES: O consumo regular de coalhada assegura uma entrada suficiente de cálcio, a mais importante substância mineral do metabolismo ósseo e também fundamental na prevenção de coágulos sanguíneos. Usada externamente em emplastros, tem um efeito refrescante e reduz inchaços, inflamações e tensão da pele. Possui ainda um efeito purificador e de limpeza da pele inflamada e na acne. Os emplastros acima mencionados também são indicados para dores de garganta e para peitos irritados por crises de lactação.

EMPLASTROS  DE COALHADA PARA INFLAMAÇÃO OCULAR: Misture 3 colheres de sopa de coalhada de baixo teor de gordura com 1 colher de sopa de leite e algumas gotas de sumo de limão. Deite esta mistura sobre uma gaze quente. Coloque-a sobre a pálpebra fechada durante quinze minutos. Faça esta aplicação duas vezes por dia.

CATAPLASMAS DE REQUEIJÃO: Espalhe uma fina camada de baixo teor de gordura sobre a área inflamada- no peito em caso de mastite, na garganta em caso de inflamação, no cotovelo em casos de epicondilite ( cotovelo de tenista). Cubra com gaze ou com um pano da loiça e deixe até que a coalhada seque e se destaque em flocos. Faça esta cataplasma várias vezes por dia até que o inchaço, a vermelhidão e o ardor diminuam.

MÁSCARA DE COALHADA E OVO: Misture 120 g de coalhada de baixo teor de gordura com um ovo. Aplique esta mistura sobre a face como uma máscara. Deixe descoberta a área em redor dos olhos e lave com água morna, passados quinze minutos. Seque e aplique um creme hidratante.

DICA: Em qualquer caso use coalhada com baixo teor de gordura. Na realidade, é mais eficaz do que coalhada cremosa.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *