0.37

Plantas Medicinais

Castanheiro-da-índia

By  | 

Castanheiro-da-índia 

Aesculus hippocastanum

PARTES USADAS: As sementes (e ocasionalmente as folhas, flores e casca ) do castanheiro são utilizadas para fins medicais.Os ingredientes mais potentes são aescina, taninos e flavonglicósidos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os ingredientes activos têm um forte efeito nos vasos sanguíneos,particularmente nas veias , aliviando as cãibras e atenuando as dores.

APLICAÇÃO: Costuma usar-se tintura de castanheiro-da-índia ou pastas que se envolvem em ligaduras para aliviar problemas nas veias e reumatismo.Estes pachos também têm fama de melhorar as dores gastrointestinais. A pasta pode ser aplicada nos seios endurecidos para tratar inflamações. Um banho de assento com decocção de castanheiro-da-índia alivia o mal-estar provocado por hemorróidas. O chá   feito de folhas muitas vezes recomendado como mucolítico quando  se tem tosse.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá cheia de folhas secas de castanheiro-da-índia, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel.

BANHO DE ACENTO/BANHO DE PÉS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa cheias de farinha da castanha e folhas esmagadas, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Depois deite numa bacia e faca um banho de assente durante dez minutos. Se se tratar de um banho de pés junte também 1 colher de sopa de folhas de tomilho.

TINTURA: Deite 1 chávena  de brande sobre 2 colheres de sopa de farinha de castanha e 2 colheres de sopa de folhas de castanheiro-da-índia esmagadas; feche bem. Deixe ficar em infusão durante 2 semanas e depois coe. Guarde num frasco opaco, esterilizado e que fecha bem. Esfregue nas articulações, pernas ou parte superior do corpo, conforme a necessidade.

PASTA: Misture a farinha de castanheiro-da-índia 1:1 com farinha de trigo, junte vinagre e mexa até ficar espesso. aplique nas zonas afectadas ou espalhe uma camada fina numa gaze e envolva com ela a parte dorida.

SAIBA QUE: Há uma superstição que refere que se andar com 3 castanhas-da-Índia no bolso se fica protegido contra todas as espécies de doenças.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *