0.2

Plantas Medicinais

Canela

By  | 

Canela 

Cinnamomum zeylanicum

SINÓNIMOS: Caneleira-de-ceilão

PARTES USADAS: Utiliza-se a casca da árvore ou do arbusto. A canela contém óleos essenciais, mucilagem e taninos, assim como eugenol, timol e cumarina.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais previnem o desenvolvimento de bactérias e de esporos de fungos. A canela estimula os movimentos dos intestinos e aumenta a produção de suco gástrico.

APLICAÇÕES: O chá de canela pode ajudar nas indigestão, falta de apetite sensação de enfartamento e dores provocadas por cãibras ligeiras no abdómen superior. Os fluxos abundantes de menstruação diminuem após tomar chá de canela. Gargarejar com licor de canela cura a tosse e a rouquidão. O leite com canela ajuda a dormir quando se está constipado. A medicina tradicional utiliza o óleo de canela para cicatrizar as feridas. Como estimula a circulação sanguínea, a canela tem fama de aliviar as dores associadas com o reumatismo. As pessoas que sofrem de enxaquecas podem massajar as têmperas com um pouco de óleo de canela para atenuar as dores.

CHÁ: Esmague 2 pequenos paus de canela e deite em 2 chávenas de água a ferver. Deite em infusão durante dez minutos com o recipiente tapado e depois coe. Beba uma chávena antes e outra depois das refeições.

LEITE: Misture pequenas pitadas iguais de canela moída, cardamomo moído, gengibre em pó e cravinho em pó num copo de leite quente.

LICOR: Esmague 2 paus de canela e quinze cravinhos num almofariz. Moa 1/4 colheres de chá de noz-moscada e várias folhas de hortelã-pimenta finamente picada. Coloque a mistura numa garrafa de vinho e encha xerez. Feche com uma rolha, deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Beba 1 copo cheio de licor antes ou depois das refeições. Gargareje com licor para combater ou rouquidão.

ÓLEO: Esmague 3 a 4 paus de canela num almofariz e deite em meia chávena de óleo neutro alimentar. Deixe em infusão aproximadamente durante dez dias, depois coe e deite numa garrafa pequena. O óleo de canela também está disponível nas farmácias e ervanárias.

NOTA IMPORTANTE: As mulheres grávidas ou os pacientes que sofram de úlceras gastrointestinais não devem empregar a canela internamente sob nenhuma forma, quer seja chá, licor ou óleo.

 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments

  1. neusa

    27 de February de 2013 at 13:40

    ganhei umas (Folhas) da canela, posso fazer chá dessas folhas? e pra servem?? obrigada desde já.

  2. amilcar cesar macucha

    24 de August de 2015 at 19:35

    boa noite gostaria de saber como a cabar com diabetes

  3. Simonny Crhystine Correia Almança

    30 de September de 2015 at 15:39

    Olá
    Eu Tenho um filho de 2 meses e adoro tomar chá de canela, pode fazer mal pro meu filho? Pois eu armamento ele só no peito

    Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *