0.21

Doenças de A-Z

Bronquite

By  | 

A bronquite é uma inflamação dos brônquios que gera sintomas como tosse e falta de ar e o seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores e expectorantes receitados pelo pneumologista.  Existe a Bronquite Asmática, Bronquite Crónica, Bronquite Alérgica e a Aguda e só uma consulta com o médico assistente e após exames realizados poderá ser feito o diagnostico para determinar o tipo de bronquite associado ao doente.

As causas da bronquite podem estar relacionadas a outras doenças, como sinusite crônica, alergia, amigdalite, inalação de substâncias tóxicas, cigarro ou poluentes, ou contaminação com determinados fungos, vírus ou bactérias e os sintomas podem ser vários como a tosse, catarro, falta de ar, febre, cansaço e falta de apetite.

Os chás, embora possam ser usados para melhorar os sintomas tanto da bronquite aguda como cronica, não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas para complementar o tratamento e acelerar a recuperação.

Chá de Gengibre

Um bom remédio caseiro para bronquite, seja ela aguda, asmática, cronica ou alérgica o gengibre  possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios e facilitar a retirada das secreções.

Ingredientes

  • 2 a 3 cm da raiz de gengibre

Modo de preparo

Coloque o gengibre numa panela e cubra com água. Deixe ferver por 5 minutos, apague o lume e tape a panela. Quando esfriar, beba após coar. Tome 4 xícaras deste chá durante o dia, nos períodos de crise, e apenas 3 vezes por semana, quando for para prevenir as crises de bronquite.

Chá de Erva-doce

Outro chá recomendado para bronquite é o de erva-doce porque ele possui propriedades expectorantes que auxiliam na retirada das secreções.

Ingredientes

  • 1 colher ( de chá) das sementes de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar as semente na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber morno, de 3 a 4 vezes ao dia.

Chá de Malva

Outro remédio caseiro para bronquite aguda é tomar o chá de malva porque ele possui propriedades mucilaginosas que acalmar a irritação da mucosa, diminuindo o desconforto causado pela doença.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de malva
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas de malva à água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber 3 vezes ao dia.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *