0.29

Plantas Medicinais

Batata

By  | 

Batata

Solanum tuberosum

SINÓNIMOS: Semilheira

PARTES USADAS: Utiliza-se o tubérculo da planta. Os principais ingredientes activos são principalmente a vitamina C e o potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C fortalece as defesas do organismo e o potássio estimula os rins. Quando é aplicada externamente utiliza-se a capacidade da batata para manter o calor.

APLICAÇÕES: Uma simples sopa de batata acalma doentes com problemas de estômago e outros que sofrem de diarreia. Durante ama crise de diarreia o corpo perde grandes quantidades de potássio; a sopa de batata é rica nesta substância mineral e o consumo não irrita o estômago. Há quem proponha uma dieta de batata na Primavera, pois a mesma purifica o organismo e pode ter um efeito anti-hirpertensor em regimes para doentes hipertensos, cuja dieta seja pobre em sódio. As batatas também são muito conhecidas pela sua aplicação externa. Uma cataplasma de batata quentes utiliza-se para o lumbago e outras dores nas costas. Um tacho de puré  de batata é ainda um remédio bem conseguido para conjuntivites. Batata moída alivia queimaduras leves e escaldões.

SOPA DE BATATA PARA A DIARREIA: Esfregue, lave, descasque e faça em cubos duas batatas e 1 cenoura. Coza bem cozidas em 2, 5 dl de água durante 20 minutos. Triture e tempere levemente com sal.

BOLSA DE BATATA: Numa quantidade suficiente de água, coza aproximadamente 4,5 kg de batata com pele durante 20 minutos ou até se começarem a desfazer. Transforme em puré e coloque dentro de uma fronha ou num saco de tecido. Suportando o saco tão quente quanto possível, aplique-o sobre as costas. Tape com uma toalha e um cobertor de lã e deixe aí ficar até arrefecer. Mantenha-se na cama pelo menos mais uma hora.

COMPRESSA DE PURÉ DE BATATA: Aqueça 5 colheres de sopa de leite e misture e faça em puré com uma batata cozida com pele. Misture uma gema de ovo. Espalhe sobre uma ligadura e aplique sobre a vista durante 20 minutos. Repita duas ou três vezes por dia.

BATATA RALADA: Descasque uma batata e rale juntamente com vegetais queijo ralado. Coloque esta mistura sobre uma gaze e deixe sobre área afectada durante cerca de cinco a dez minutos.

DICA: As batatas fazem uma boa máscara para o rosto. Aplique batata moída para limpar a pele e lave passados vinte minutos. Esfregar a pele limpa com uma rodela de batata crua, diz-se que elimina os pontos negros.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comments

  1. Maria Lima

    20 de October de 2012 at 11:56

    Foi muito bom saber o quanto a batata é eficaz,quantas utilidades.Amei…

  2. cristiane oliveira

    19 de February de 2013 at 11:16

    muito bom saber disso,minhas filhas amam batatas,e com isso eu posso utiliza-la para outros beneficios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *