0.28

Plantas Medicinais

Aveia

By  | 

Aveia

Avena sativa

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Os grãos sem glumas são usados como alimento dietético e a palha verde da aveia  é utilizada para fins medicinais. Os ingredientes activos dos grãos de aveia são numa grande proporção aminoácidos essenciais, vitaminas do grupo B,vitamina E, ferro, zinco, e manganésio. A palha de aveia contém essencialmente zinco, ácido silícico e avenaína.

EFEITOS MEDICINAIS: A avenaína tem propriedades tranquilizados. O ácido silício facilita a cicatrização de feridas. Os aminoácidos, vitaminas e os vestígios elementares existentes nos grãos da aveia  revigoram o organismo que esteja enfraquecido sem sobrecarregar o tracto gastrointestinal.

APLICAÇÕES: As papas de farinha de aveia são recomendados para estômagos sensíveis ou como alimento energético durante períodos de restabelecimento após estados de fraqueza. As fibras de aveia contidas nos farelos e nos cereais de pequeno-almoço têm fama de reter o colesterol nos intestinos e reduzir assim o seu nível no sangue. O consumo regular de farelos de aveia regulariza os movimentos do intestinos. O chá feito com a palha de aveia é recomendado para as insónias, problemas do sistema nervoso e aumento dos níveis de ácido úrico. Um banho numa decocção de palha de aveia ou farelo parece ter bons resultados na urticária, psoríase e úlceras nas pernas.

PAPAS DE FARINHA DE AVEIA: Ferva 3 colheres de sopa de aveia em 2 chávenas de água ou leite. Adoce a gosto. Os bebés com mais de seis meses ou crianças com carências alimentares ou malnutridas podem ser eficazmente alimentados misturando 1 colher de sopa de papas de aveia na quantidade do leite que costumam tomar.

CHÁ:Deite 2 mãos-cheias de palha fina de aveia em cerca de 3 litros de água e deixe ferver em lume brando durante cerca de 20 minutos  e depois coe. Adicione esta decocção à água do banho que deverá tomar de seguida, prolongando-o por cerca de quinze minutos. Adicionalmente, poderá também espalhar farelo de aveia na água do banho.

CATAPLASMAS: Ferva 1 mão-cheia de palha fina de aveia em cerca de 1 litro de água durante cerca de 20 minutos e depois coe. Ensope um pano nesta decocção e envolva nele a ferida que está em processo de cicatrização(mas não aberta).

NOTA IMPORTANTE: Em doses excessivas, o chá de palha de aveia pode provocar dores de cabeça.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *