1.14

Plantas Medicinais

Zimbro-comum

By  | 

Zimbro-comum

juniperus communis

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Os frutos maduros, ricos em óleos essenciais, especialmente pinenos, são utilizados para fins medicinais.

EFEITOS MEDICINAIS: Os pinenos têm um forte efeito diurético e estimulam a circulação sanguínea nos brônquios e intestinos.

APLICAÇÕES: A ingestão de chá de zimbro (ou, em alternativa) mascar dez bagas de zimbro por dia) é uma prática recomendada para prevenir a formação de pedras no sistema urinário, assim como a gota e o reumatismo. Mascar as bagas também alivia a tosse e aumenta o apetite. A sensação de enfartamento após uma refeição pesada também pode ser combatida mastigando uma baga de zimbro. Também tem uso externo, pois diz-se que um banho de assento com zimbro ou com tintura nas articulações inflamadas ou com reumatismo parece dar alívio.

CHÁ: Esmague 2 a 3 bagas de zimbro num almofariz. Deite por cima 1 chávena de água a ferver. Deixe em infusão não mais que cinco minutos e coe. Beba 1 a 3 chávenas por dia durante um período máximo de seis semanas.

TINTURA: Esmague 30 g de zimbro secas num almofariz. Cubra com 1/2 chávenas de brande e deixe em infusão durante uma semana. coe para dentro de um frasco esterilizado, opaco. Para utilizar a tintura, mergulhe nela uma gaze e envolva a articulação dorida ou com reumático.

ÓLEO: Esmague 30 g de zimbro secas num almofariz. Deite por cima 1/2 chávena de azeite e deixe em infusão durante duas semanas. Coe para dentro de um frasco esterilizado, opaco. Para utilizar o óleo, massaje com ele as articulações doridas.

BANHO DE ASSENTO: Deite 1/2 colher de chá de zimbro na água quente para o banho e depois prolongue-o por dez minutos.

NOTA IMPORTANTE: Mulheres grávidas e doentes com nefrites devem evitar o zimbro. Não ultrapasse o consumo recomendado de bagas de zimbro, nem o prolongue para além das seis semanas, visto que se suspeita que a ingestão em demasia de bagas seja mais nociva para os rins que vantajosa.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *