Xarope Caseiro de Cebola e Mel (para a Tosse)

Por  | 0 Comentários

Aqui está uma receita caseira completamente natural para a tosse. É ótima para adultos, e pode ser ajustada, excluindo o mel, quando se utiliza em crianças muito pequenas. Com esta receita vai economizar dinheiro, tem um gosto melhor do que parece, e claro, é mais saudável (e provavelmente até mais eficaz) do que as outras opções em medicamentos. Usar medicamentos para a tosse é apenas dinheiro desperdiçado, consumo de produtos químicos, e um sabor desagradável, nenhuma das coisas que na realidade precisa quando você já está a lutar contra uma tosse.

Nota: Se você tem uma tosse produtiva, tossindo muco, evite suprimi-la. Na realidade esta acção da tosse é muito importante para soltar o catarro/especturação/muco e expulsá-lo dos pulmões.

xarope-tosse


Ingredientes: Cebola vermelha / alho, mel, açúcar mascavo / açúcar branco

cebola-cortada

Porquê cebola vermelha/amarela ou alho: A cebola contém uma forma mais ligeira dos componentes ativos do alho, mas ambos fortalecem o sistema imunológico, funcionando como antibióticos naturais, anti-inflamatórios, e expectorantes (soltam a mucosa para que você possa tossir-la.)

mel

Porquê o mel: Se tiver uma tosse seca, o mel é ótimo para acalmar as gargantas irritadas. É também um ingrediente anti-viral, anti-bacteriano, e anti-fúngico natural (embora espero que a sua tosse não vá precisar da parte anti-fúngica. 🙂 )

Porquê açúcar mascavo / açúcar branco: Uma colher de açúcar não faz mal à saúde, certo? Além de fazer este xarope um pouco mais fácil de engolir, ajuda também a diluir mais o xarope.

 


 

 

Ingredientes

-1 cebola roxa ou amarela ou 1/2 a 1 dente de alho

-Um copo de mel ou açucar mascavo ou branco*

-Um recipiente hermético ou algo semelhante com tampa.

*a quantidade depende do tipo de recipiente que utilizar.


Instruções

Corte a cebola às rodelas, uniformemente. Coloque uma rodela da cebola para servir de base no seu frasco, e em seguida, despeje mel por cima da 1ª camada (ou com uma camada de açúcar, se tiver optado pelo açucar.) Continue a alternar camadas de cebola e mel/açucar. Quando terminar, tape e deixe descansar durante a noite sobre o balcão, durante 8-12 horas. Depois de ter ficado a repousar, haverá agora líquido no frasco. Use uma colher para retirar o liquido e controlar a tosse (podem ser tomadas até 3 colheres por hora, se for necessário.) Pode usar tanto o mel como o açúcar, dependendo do que gostar mais, basta ajustar a receita em conformidade com o seu paladar! Se optar por usar o alho, em vez da cebola, não há quantidade exacta a colocar. Comece por experimentar com 10-12 dentes de alho, cortados grosseiramente e procure o seu equilíbrio de sabor a partir daí. Lembre-se que você não deve usar muito pouco; caso contrário não irá funcionar tão bem. Se for a primeira vez, opte pela cebola que tem um sabor mais agradável…

xarpe

Instruções para crianças

Se tem um filho muito novo, e não pode consumir ainda o mel, não desespere. A receita pode ser feita de forma segura para crianças mais novas (até 2 anos não é recomendado o consumo de mel) basta apenas omitir o mel e usar apenas o açúcar.

Nota: Este xarope deve ser consumido num curto espaço de tempo. Depois de fazer o xarope caseiro para a tosse, armazene-o no frigorifico/geladeira até 2 dias. Passado o prazo, faça outro.

Dicas Sabor

– A Cebola roxa tem um sabor ligeiramente mais leve, e geralmente vai melhor com o açúcar mascavo (na minha opinião), enquanto a cebola amarela normal tende a ser um pouco mais amarga, e conjuga melhor com o açúcar branco.

– Sinta-se livre para não usar o açúcar e usar apenas o mel, ou vice-versa.

– Se cebola ou alho lhe soa a um sabor assustador, eu prometo que sabe bem melhor que as outras opções em medicamento!




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *