Vinagre

Por  | 4 Comentários

Vinagre

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: O vinagre é álcool fermentado, podendo desenvolver-se espontaneamente, por exemplo, se deixar uma garrafa de vinho aberta durante bastante tempo. As bactérias convertem o álcool em ácido acético. D

EFEITOS MEDICINAIS: O ácido acético ajuda à secreção do suco gástrico. Tem efeitos desinfectantes e refrescantes devido à sua evaporação rápida.

APLICAÇÕES: O vinagre ajuda na secreção dos sucos digestivos e desse modo previne o inchaço e a flatulência. Diz-se que gargarejar com uma solução de vinagre protege as membranas mucosas da boca e da garganta, devido ao seu poder desinfectante e ao facto de que o ácido acético estimula a salivação, a qual por sua vez promove uma flora oral saudável. Regimes de tomas envolvendo o vinagre são recomendados para fortalecer a mucosa, uma vez que o vinagre possui um poder particularmente forte sobre a expectoração. Passar com vinagre sobre picadas de insectos alivia a dor e reduz o inchaço. O pão de vinagre pode ajudar a remover calos.

LEITE ACÉTICO PARA PRISÃO DE VENTRE: Misture 2 colheres de sopa de vinagre de sidra com 2 colheres de sopa de água. Adicione a meio copo de leite e beba pela manhã com o estômago vazio.

PÃO DE VINAGRE: Ensope 1 fatia de pão branco em vinagre. Aplique a polpa do pão sobre os calos e cubra com uma gaze. Aperte sobre  o pé calçando uma peúga e use durante a noite. Repita diariamente durante cerca de uma semana e retire o calo.

BANHO DE PÉS PARA PÉS SUADOS: Misture 3 colheres de sopa de agulhas de alecrim com 3 colheres de sopa de flores de calêndula. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura e em seguida coe. Misture esta decocção com 3 colheres de sopa de vinagre. Deite o líquido num banho frio para pés e banhe-os durante dez a quinze minutos. Em seguida aplique uma loção e mantenha os pés quentes calçando peúgas de lã.

NOTA IMPORTANTE: Pode encontrar recomendações para a chamada « essência de vinagre», uma solução artificial e fabricada de ácido acético com uma concentração maior à do vinagre natural. No entanto, esta essência deve ser sempre diluída antes de ser consumida. É melhor evitar evitar essências de vinagre pois esquecer a necessária diluição pode causar queimaduras internas.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    4 Comentários

    1. BEATRIZ

      7 de August de 2012 at 20:54

      gostaria de saber se o vinagre em exesso pode causar algum mau, e quais são as causas?

    2. Katrin Düllmann

      25 de September de 2012 at 15:36

      No artigo é mencionada a “essencia de vinagre”. Preciso isso para fins ciulinarias. N’Alemanha é vendida no Supermercado e por cá?
      Alguem sabe- me dizer onde encontrar em Portugal?

      obrigada

    3. elonar

      22 de December de 2012 at 14:43

      gostaria de saber se a minha mestruasao esta atrasada se eu tomar o vinagre vai desser para mim

    4. DAISY

      31 de March de 2013 at 18:14

      CONSEGUIR ACABAR COM A CASPA, USANDO A VINAGRE TODOS OS DIAS APOS LAVAR O CABELO E PASSAR 6 HORAS COM ELA NO CABELO.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *