Verbena

Por  | 0 Comentários

Verbena

Verbena Officinalis

SINÓNIMOS: Erva-dos-leprosos; Gervião

PARTES USADAS: Utiliza-se a parte da planta fora da terra. Os ingredientes activos são a verbenalina, óleos essenciais, taninos, ácido silícico, princípios amargos e mucilagem.

EFEITOS MEDICINAIS: Diz-se que os taninos, os princípios amargos e a mucilagem contribuem para o tratamento de tosses e problemas gastrointestinais. Também se afirma que usado externamente mitiga as dores do lumbago.

APLICAÇÕES: O chá é recomendado para formas suaves de indigestão, diarreia e falta de apetite. Beber ou gargarejar com este chá pode também aliviar dores de garganta e reduzir a tosse. Um emplastro com pasta de verbena tem fama de reduzir as dores de lumbago.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de verbena seca picada. Deixe em infusão durante cinco minutos e em seguida coe.

CATAPLASMAS: Pique grosseiramente 1 molho de verbena fresca e ferva com 1 chávena de vinagre. Misture com rolos de aveia para fazer um puré; espalhe sobre dois panos. Coloque na área da virilha e tape o corpo com um cobertor de lã. Aguarde que actue sobre a área afectada entre dez a quinze minutos.

NOTA IMPORTANTE: Não confunda verbena com verbena com sabor a limão que é muito conhecida nas regiões da língua francesa. As duas plantas são aparentadas como verbena contém principalmente óleos essenciais. Consta que o chá de verbena com aroma de limão tem efeitos diuréticos.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *