2.09

Plantas Medicinais

Uvas

By  | 

As Uvas, para além de nutritivas, têm uma riqueza antioxidante que ajuda a proteger-se do câncer / cancro, do envelhecimento e ainda dos problemas circulatórios.

Aliás, poucas frutas tão pequenas como a Uva oferecem tantos benefícios. A abundância de  nutrientes desta fruta, ideal como sobremesa ou lanche para pessoas de todas as idades, fazem dela um concentrado de energia e antioxidantes capaz de parar o processo de envelhecimento e as doenças degenerativas, melhorar a saúde arterial, o nível de colesterol e evitar a progressão do cancro.

As uvas amadurecem segundo as suas variedades e zonas de cultivo mas, normalmente, apanham-se nos meses de outono e princípio do inverno, sendo geralmente setembro considerado o mês das vindimas. Alimento purificador e rico em açúcares naturais, integra na sua composição poderosos desintoxicantes muito eficazes para o fígado, para os rins e para o aparelho digestivo. Possuem, no entanto, um elevado índice glicémico.

O que lhe fornecem as uvas

Os benefícios das uvas devem-se aos nutrientes que proporcionam:
– Fibra, contida na pele e nas pevides, que combate a prisão de ventre e regula o trânsito intestinal
– Cerca de 80% de água por cada 100 g
– O potássio é o mineral mais abundante, seguido do magnésio e do cálcio
– Os seus antioxidantes, como os flavonoides e o resveratrol, atuam contra as doenças cardiovasculares e o cancro
– Ácido fólico e vitamina B6

Alguns nutrientes variam segundo se trate de uvas brancas ou pretas. Por exemplo, os açúcares (glucose e frutose) são mais abundantes nas uvas pretas e no que toca às calorias, as uvas brancas têm cerca de 72 kcal, enquanto que as pretas têm 77 kcal (valores por 100 g).

Os benefícios das Uvas

O ácido fólico contribui para produzir glóbulos vermelhos e anticorpos. Nas mulheres grávidas, ajuda ainda a prevenir a espinha bífida e outras alterações no sistema nervoso no bebé.

A vitamina B6 ajuda a manter a função normal do cérebro, atua no metabolismo das proteínas e reforça as defesas orgânicas.

O potássio é necessário para a transmissão do impulso nervoso e à atividade muscular.

O consumo de uvas ajuda também a restabelecer os níveis deste mineral no caso de utilização de diuréticos que o eliminem, ou em pessoas que o expulsam em grandes quantidades (devido ao vómito, por exemplo). São ideais para as crianças e idosos como suporte nutricional e também para adultos que necessitem de uma boa fonte de energia.

Cuidados a ter com a ingestão de uvas

As uvas provocam alterações no seu metabolismo. Devido à sua riqueza em açúcares, as pessoas com diabetes ou excesso de peso podem comê-las, mas controlando a sua quantidade, sem excessos. O nutricionista Miguel Rego lembra que «uma peça de fruta média (com 100 g) como a maçã, a pera ou a laranja é equivalente a 80 g de uvas, o que representa apenas 8 bagos de uvas».

Se padece de algum problema nos rins, tenha cuidado. Também não se recomenda a pacientes com cálculos renais. O seu conteúdo em ácido oxálico, juntamente com o cálcio, agrava o seu desenvolvimento. «Nestes casos, o seu consumo deve ser limitado a não mais que uma vez por semana e, em simultâneo, deve ser feita uma ingestão abundante de água, mais de 1,5 L por dia», aconselha o nutricionista.

Se tem o intestino sensível, também deve ter cuidado com a ingestão desta fruta. As uvas contêm fibra, que tem propriedades laxantes. Se abusar, poderá ter que ir mais vezes à casa de banho.

As propriedades das passas (uvas secas)

Para obter passas (uvas secas), basta pendurar cachos de uvas frescas de cabeça para baixo. Algumas boas variedades de passas são a Sultana (sem  pevides), a Málaga (grande e doce) e a de Corinto (pequena e muito aromática). Mas deve saber que o nível calórico das passas é quatro vezes maior que o das uvas frescas, devido à maior concentração de açúcar.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *