0.09
Urtiga
dezembro 29th in Plantas Medicinais by .

Urtiga

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Urtiga

Urtiga dioica, Urtiga urens.

SINÓNIMOS: Urtiga-maior

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas e a raiz da planta. Os principais ingredientes activos existentes nas folhas são os flavonóides, seguidos pela vitamina C, a provitamina A, o ácido fólico, o ferro, o potássio e a amina. As raízes contêm taninos e uma quantidade significativa de Beta-sitosterol.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C e a provitamina A fortalecem o sistema imunológico. O ácido fólico e o ferro desempenham um papel muito importante no tratamento de hematopoiese. O potássio tem efeitos diuréticos. O Beta-sitosterol é usado para tratar de tumores benignos da próstata.

APLICAÇÕES: O chá de urtiga é um favorito para desintoxicações porque deixa os rins limpos de sais, areias e pedras. Fortalece o sistema imunitário e tem um efeito hematopaiético. O chá ( ou feito de mistura contendo urtiga juntamente com outros ingredientes) é também usado para o reumatismo. Afirma-se que esfregar o couro cabeludo com chá frio de raízes de urtiga ajuda a eliminar a caspa e o cabelo quebradiço e sem brilho. Os banhos reforçam o aporte vitamínico. Além disso, o consumo regular de chá de raiz de urtiga tem fama de restringir o desenvolvimento do tumor benigno da próstata. Contudo, esta será uma questão a ser debatida com o seu urologista.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas secas de urtiga. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Beba 3 a 4 chávenas durante o dia. Um regime de toma de chá deverá durar pelo menos quatro semanas ( não mais que oito) e deverá consistir em seguida cerca de 0,5 l de chá de urtiga por dia.

FOLHAS DE URTIGA COMO INGREDIENTE PARA SALADAS: Na primavera adicione folhas jovens e frescas de urtiga ás de alface.

TÓNICO CAPILAR: Freva 225 gramas de raiz picada em aproximadamente 0,5 l de água e 2 chávenas de vinagre durante meia hora. Esfregue com este preparado o couro cabeludo, uma vez por semana.

BANHOS: Deite cerca de 0,5 l de água sobre um punhado de urtigas, deixe levantar fervura e coza em lume brando durante dois a três minutos. Deixe em infusão durante quinze minutos, coe e adicione este líquido à água do banho ou use para lavagens.

DICA: Não colha urtigas junto a estrada com muita traífego.

3 Comentários

  • silvania
    27 de abril de 2012
  • jose rodrigues
    26 de maio de 2012
  • jose silva
    26 de janeiro de 2013

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional