1.04

Plantas Medicinais

Ulmária

By  | 

Ulmária

Filipendula ulmaria

SINÓNIMOS: Erva-ulmeira, rainha-dos-prados, erva-das-abelhas

PARTES USADAS: Para fins medicinais são utilizadas as flores e, ocasionalmente, toda a planta. Os ingredientes activos são os flavonóides, taninos e composto de ácido salicílico.

EFEITOS MEDICINAIS:  Os flavonóides são sudoríficos e baixam a temperatura do corpo. Os componentes salicílicos têm um efeito anti-inflamatório.

APLICAÇÕES: O chá de ulmária é essencialmente usado em combinação com outras plantas medicinais para tratar de constipações. Também é recomendado para a bexiga e rins assim como remédios para a gota. A ulmária reduz as cãibras e alivia as dores de cabeça associadas a tensão.

CHÁ DE MISTURA PARA DORES DE CABEÇA: Misture 2 colheres de chá de ulmária com 1 colher de chá de amores-perfeitos, 2 colheres de chá de hipericão e 1 colher de chá de trevo. Deite 2 chávenas de água a ferver sobre a mistura. Deixe em infusão durante cerca de quize minutos e depois coe.

CHÁ DE MISTURA PARA  GOTA: Misture 2 colheres de chá de ulmária com 1 colher de chá de raiz de levístico,1 colher de chá de folhas de bétula e 2 colheres de chá de folhas de urtiga. Deite 0,5 l de água a ferver sobre a mistura. Deixe em infusão durante cerca de 15 minutos e depois coe. Beba 1 litro deste chá ao longo do dia, durante 3 semanas. Faça uma pausa de 2 semanas antes de recomeçar um novo período.

NOTA IMPORTANTE: Evite o chá de ulmária durante a gravidez pois pode provocar o trabalho de parto.

 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comment

  1. deborah

    30 de August de 2012 at 15:45

    eu precisava das receitas do que precisa tipo 500 gramas disso 200 grama daquilo essas coisas e pra que serve acho que devia por isso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *