0.89

Plantas Medicinais

Tussilagem

By  | 

Tussilagem

Tussilago farfara

SINÓNINOS: Farfaria; Unha-de-asno

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas da tussilagem e ocasionalmente as flores. Os ingredientes activos são a mucilagem, os taninos, os princípios amargos e os flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: A mussilagem funciona como uma camada protectora quando as membranas mucosas do tracto respiratório e digestivo são atacadas. Os princípios amargos tonificam e aumentam o bem-estar. Os taninos destroem vírus e bactérias das membranas mucosas e da pele. E os flavonóides fortalecem o sistema imunitário e têm efeitos antibióticos e anti-inflamatórios.

APLICAÇÕES: O chá de tussilagem alivia as tosses secas e a expectoração. Tem efeitos mucolícos. Também é indicado para estomatites e faringites. Pode ainda ser usado como um emplastro ou uma cataplasma para borbulhas, pústulas e úlceras das pernas e ainda para picadas e mordeduras de insectos.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de folhas de tussilagem secas. Deixe em infusão menos que cinco minutos e em seguida coe. Adoce com mel e beba após o despertar. Consuma até 3 chávenas por dia. O chá sem ser adoçado é também apropriado para gargarejar, morno ou frio.

PACHOS / CATAPLASMAS: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de folhas de tussilagem secas. Deixe em infusão durante dez minutos, coe e esprema o resíduo. Embeba um pano  de linho nesta decocção e envolva a perna ulcerada. Repita passados dez minutos. Para problemas de pele coloque o pacho sobre a aréa afectada e em seguida lave a pele com água fria. Repita a operação uma segunda vez usando 2 colheres de sopa de tomilho. Aplique semanalmente.

TÓNICO FACIAL: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre 5 a 8 colheres  de sopa de folhas de tussilagem secas. Deixe em infusão durante dez minutos, coe e esprema o resíduo. Deite num frasco opaco e esterilizado e guarde no frigorífico. De manhã e à noite embeba uma bola de algodão no tónico e passe pelo rosto. Se o tónico for aplicado em picadas de insectos reduz o inchaço.

NOTA IMPORTANTE: A tussilagem contém alcalóides de pirrolizidina que, se forem consumidos em doces elevadas, podem provocar danos e até mesmo cancro no fígado. Por isso não se deve utilizar a tussilagem durante mais do que seis semanas por ano e não permitir que a infusão para chá dure mais do que cinco minutos. Mulheres grávidas e em fase de aleitação devem evitar completamente a tussilagem.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments

  1. islan

    14 de August de 2012 at 20:15

    qual o nome mais chamado desse remedio?

  2. maria de lourdes de souza

    20 de August de 2012 at 0:32

    gostar de sabe omde emcomtra a tussilagem temho ameba e gostaria de fica boa muito obrigado

  3. Joelma Carvalho Santos Maia

    2 de October de 2012 at 1:59

    Moro na Bahia,teria um nome popular para esta plantinha milagrosa,aqui?
    Sou terapeuta holística e procuro ajudar as pessoas com novidades que trazem cura
    Deus continue abençoando-os!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *