Trigo-mourisco

Por  | 2 Comentários






Trigo-mourisco

Fagopyrum esculentum

SINÓNIMOS: Trigo-sarraceno, fagópiro

PARTES USADAS: Utiliza-se a planta e as sementes. A raiz contém predominantemente rutina e outros flavonóides e taninos. As sementes são ricas em proteínas e vitaminas do grupo B.

EFEITOS MEDICINAIS: A rutina tem fama de combater os problemas circulatórios, insuficiência vasculares, varizes e edemas. Aumenta a permeabilidade do sangue nos capilares. As vitaminas B reforçam o nível energético do metabolismo e fortalecem o sistema nervoso.

APLICAÇÕES: O consumo regular de chá de trigo-mourisco durante duas a três semanas poderá ter um impacto positivo nos vasos sanguíneos. Este chá também tem fama de contribuir para um sono mais reparador. As sementes são normalmente trituradas e transformadas em farinha para fins culinários. As papas de trigo-mourisco são consideradas uma dieta energética para convalescentes.

CHÁ: Deite 1 colher de chá de trigo-mourisco em 1 chávena de água a ferver e coza durante uns minutos. Deixe em infusão durante cerca de quize minutos e  depois coe. Beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia.

MISTURA PARA CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de trigo-mourisco, 1 colher de chá de folhas de groselha e 1 colher de chá  visco-branco. Deixe em infusão durante cerca de dez a quinze minutos e depois coe.

PAPAS: Ferva 4 colheres de sopa de farinha grossa de trigo-mourisco com 1 chávenas de água. Coza durante um minute. Adoce com mel. Esta papa também pode ser preparada com leite.

SAIBA QUE: O trigo-mourisco não aparentado com trigo. O primeiro pertence à família das poligonáceas enquanto o ulmária é uma gramínea.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    2 Comentários

    1. maria auxiliadora santos

      25 de October de 2012 at 13:14

      adorei essa materia gosto muito quando o assunto e sobre remedios naturais f passo sempre que da o uso de redios naturais e procuro sempre me informa sobre as prantas gqueria saber onde encomtra essa planta medicinal trigo-mourisco pois ainda não conheso

    2. Elaine

      22 de February de 2013 at 0:42

      gostei muito do site super interessante gostaria de saber se eu que estou amamentando posso tomar esse chá . Obrigado dez de já!!!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *