Trevo-de-cheiro

Por  | 2 Comentários

Trevo-de-cheiro

Melilotus offinalis

SINÓNIMOS: Meliloto,meliloto-amarelo

PARTES USADAS:Utiliza-se a planta na sua totalidade incluindo a flor, para fins medicinais. O seu ingrediente principal é a cumarina, mas contém também saponina, taninos, mucilagem, flavonóides e óleos essenciais.

EFEITOS MEDICINAIS: A cumarina actua sobre as veias fortalecendo o tónus das paredes dos vasos sanguíneos. Os flavonóides têm efeitos anti-inflamatórios.

APLICAÇÕES: O chá de trevo-de-cheiro é recomendado principalmente para a terapêutica de problemas nas veias. Previne a ocorrência de novas varizes e de hemorróidas. Se existirem inflamações nas veias, estas desaparecem mais rapidamente. Uma ligadura embebida da decocção amarela de trevo-de-cheiro alivia as úlceras da perna. Um banho de assento abranda a dor associada ao hemorroidal e o chá também combate a insónia e os distúrbios de sono. Consta que a aplicação de cataplasmas nos olhos reduz o inchaço em redor dos mesmos e acalma também olhos cansados e doridos.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de trevo-de-cheiro. Deixe em infusão durante aproximadamente dez minutos e em seguida coe.

CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de trevo-de-cheiro. Deixe em infusão durante aproximadamente dez minutos e em seguida coe.

BANHO DE ASSENTO: Deite 1,3 litros de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de trevo-de-cheiro. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e em seguida coe. Junte à água tépida do banho de assente e utilize durante 10 minutos por dia.

CATAPLASMA PARA OS OLHOS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de sopa de trevo-de-cheiro, 1 colher de sopa de lóios-de-jardim e 2 colheres de sopa de tanchagem. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e coe. Molhe rodelas de algodão na decocção e aplique-as sobre as pálpebras cerradas durante cinco minutos.

NOTA IMPORTANTE: O chá de trevo-de-cheiro pode causar dores de cabeça.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    2 Comentários

    1. ana

      20 de March de 2015 at 0:45

      gostaria de saber aonde posso encontrar o cha o trevo de cheiro????

    2. eliene cortes silva

      22 de April de 2015 at 13:44

      bom dia , gostaria de saber ,no caso de mioma como e se posso tomar o cha,o meu mioma fica na parte superior do abdomem e do tipo subseroso não da para fazer banho de assento,voce e fitoterapeuta? se ,por favor como posso administrar a dosagem do cha de trevo de cheiro agradeço pela atencao

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *