0.5

Plantas Medicinais

Tomate

By  | 

O tomate é um forte antioxidante que ajuda a tratar insónias e doenças da próstata!…

É originalmente proveniente da América do sul, mas o cultivo e consumo do tomate espalhou-se por todo o mundo. Este legume pertence à família das solanáceas, da qual fazem parte as batatas e as beringelas.

Contém licopeno, um carotenóide antioxidante (presente no plasma sanguíneo, protegendo os lípidos, proteínas e DNA do stress oxidativo), inibidor das células cancerígenas.

Inclui ainda melatonina, um neurotransmissor que é produzido naturalmente pelo nosso organismo à noite e que é fundamental para o sono; também é um forte antioxidante, utilizado na prevenção e tratamento do cancro.

Principais propriedades do Tomate (legume)

  • É benéfico para o tratamento da insônia e das doenças da próstata.
  • Ajuda também a regular os efeitos do jet-lag.


Outras propriedades do Tomate

  • Pode ser usado como coadjuvante em Oncologia quer como alimento quer com a utilização isolada da melatonina e do licopeno.
  • A melatonina pura pode ser útil no cancro da mama, cérebro, pescoço e melanoma. O licopeno demonstrou ser mais eficaz nos cancros da próstata, pulmão e estômago.
  • Também demonstrou acção nos cancros do pâncreas, cólon e recto, esófago, boca, mama e colo do útero.
  • Devido ao seu efeito antioxidante, principalmente do licopeno, reduz a formação dos trombos e placas de ateroma, prevenindo AVC e enfarte do miocárdio.
  • O consumo de tomate foi também associado a uma redução do colesterol LDL, ou seja, ajuda a diminuir o Colesterol.

Estudos científicos

Um estudo publicado no British Journal of Cancer, em 1995, confirmou a eficácia da associação de 20 mg de melatonina ao tratamento convencional (o tamoxifeno) em casos de cancro da mama metastático.

Num estudo realizado na Universidade de Ohio, nos EUA em 2008, o consumo de tomate e soja esteve associado à redução do PSA (marcador de cancro da próstata) em 34% dos pacientes, ao fim de 8 semanas.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments

  1. claudino salvador

    14 de September de 2012 at 10:43

    gostei da informaçáo, contudo axei que o slogon fala the avc mas o conteudo refere a outras doençcas. e nao refere a contra indicaçoes aos farmacos da saude! se alguem sabe algo agradecia

  2. Bernabé de Oliveira Santos

    16 de March de 2013 at 18:01

    Gostei do conteudo muito bom, o tomate ´so previne, ou cura o canser de próstata?, e o que serve para retenção de urina?. aguardo resposta agradeço desde ja , obrigado e um abraço.

  3. alfredo freitas ferreira

    2 de August de 2015 at 19:02

    o suco de tomate pode ser adoçado ou não, não perde seu valor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *