Plantas Medicinais

Tília-de-folhas-pequenas

By  | 

Tília-de-folhas-pequenas

Tilia cordata, Tilia platyphyllos

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: As flores de tília têm efeitos medicinais. Os ingredientes principais são óleos essenciais, flavonóides, mucilagem e taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os flavonóides têm efeitos antibiótico. Actuam sobre o centro regulador térmico no cérebro, activando as glândulas sudoríferas e também sobre o sistema imunitário.

APLICAÇÕES: O chá de flor de tília é recomendado para constipações febris.  O chá também actua preventivamente e por essa razão, recomenda-se o seu consumo sempre que chegue a casa enregelado ou com os pés húmidos. Os emplastros de flor de tília são indicados para refrescar a pele cansada e sem brilho. Um banho de pés com flores e folhas de tília têm fama de acalmar os nervos.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de flores de tília, seca. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Para estimular a cura através da transpiração, beba duas chávenas de chá e embrulhe-se num cobertor para ficar quente.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de flores de tília secas, com 1 colher de chá de bagas de roseira secas, 1/2 colher de chá de casca de laranja e 1/2 colher de chá de flores de sabugueiro. Deite 1 chávena de água a ferver sobre esta mistura. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Beba 2 chávenas por dia.

CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 3 colheres de sopa de flores de tília secas. Deixe em infusão durante dez minutos, coe e deixe arrefecer até ficar morno. Embeba um pano de linho nesta decocção e coloque sobre a pele limpa durante dez minutos, de manhã e à noite.

BANHO DE  PÉS: Misture 5 colheres de sopa de flores secas de tília com 3 colheres de sopa de folhas de tília secas. Ferva em cerca de 0,5 l de água e aguarde que arrefeça em recipiente tapado. Decante através de um passador e esprema o resíduo. Adicione este preparado à água quente para banhos de pés e utilize-a durante dez a quinze minutos.

NOTA IMPORTANTE: O chá de flor de tília não é recomendado para consumo diário, uma vez que pode alterar o sistema regulador do aquecimento do organismo.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *