Síndroma do Intestino Irritável

Problemas digestivos

Somos não só o que comemos mas também o que digerimos. Manter o aparelho digestivo em bom estado é uma parte vital de manter a saúde, já que a incapacidade de extrair os nutrientes necessários dos alimentos ou excretar demasiado pode conduzir a toda a espécie de problemas de saúde, como deficiência de vitaminas ou minerais, artrites ou enfecções cutâneas associadas a toxinas no organismo.

Síndroma do Intestino Irritável

Síndroma do intestino irritável é um rótulo vulgar para uma vasta gama de sintomas gástricos, geralmente  caracterizados por diarreia e prisão de ventre alternadas, bem como flatulência, inchaço abdominal e dores. Está geralmente relacionada com tensões ou intolêrancia alimentar.

Mistura de Inhame-Bravo e Camomila:

  • O inhame-bravo é um eficaz antiespasmódio que ajuda portanto a relaxar o intestino e a aliviar a hiperactividade que contribui para o problema. O lúpulo e a camomila actuam como relaxantes e a amargura do lúpulo ajuda a restabelecer uma digestão normal.
Ingredientes:
  • 30 ml de tintura de raiz de inhame-bravo.
  • 30 ml de tintura de flores de camomila.
  • 20 ml de tintura de bistorta.
  • 15 ml de tintura de húpulo.
  • 5 ml de extracto de fluido de alcaçuz.
Como Preparar a Mistura:
  • Deitá-las juntamente com o extracto de fluido num frasco de vidro escuro esterilizado de 100 ml e agitar bem.
Tratamento:
  • 5 ml em 100 ml de água morna 3 vezes ao dia, até os sintomas se desvanecerem.
Tratamentos Suplementares:
  • A infusão de camomila tomada regularmente ajuda a relaxar e acalmar as cólicas intestinais.
  • A tintura de rosa-de-gueldres é um forte anti-espasmódico. Tomar 5-10 gotas de meia em meia ou de hora em hora, para ajudar a aliviar as cólicas intestinais.
  • A tintura de ulmeia também pode ajudar. Tomar até 5 ml diluídos em 100 ml de água morna 3 vezes por dia.
  • Se o problema parecer estar ligado ao acido menstrual, o óleo de erva-dos-burros pode ajudar. Tomar 2 cápsulas de 500 mg por dia.
Precauções Para Problemas Digestivos:
  • Consultar o médico em presença de persistentes ou fortes dores abdominais ou se o movimento dos intestinos se alterar significativamente.
  • Evitar excessivo ou prolongado uso de alcaçúz em caso de hipertensão e consultar o médico.
  • Não tomar laxantes durante a gravidez sem consultar o médico.
Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

5 Comments


  1. Minhas fezes são absurdamente fedidas, chegam a parecer verdadeiras carnissas, isso não é normal. Fezes não são cheirosas, mas também não são iguais a carnissas. O que é que eu faço? o que tomar?
    Tenho evitado: café, chocolate, chá mate, coca cola, carne vermelha e um pouco de leite, isto porque tem piorado e cada vez tenho que evitar algum tipo de alimento, como abacate, que se como este e os demais minhas fezes parecem carne de cachorro morto a beira de rua. É muito fedido. Por favor me ajudem.

    Ricardo Barbosa

    1. Já tive sintomas parecidos. Está ligada a sua digestão. Fez bem em evitar tais alimentos, especialmente leite. Procure um médico, mas evite comer muito, especialmente à noite. Beba muita água e procure ver a sua cabeça como está. A mente é muito importante nesse processo. Se vc já está evitando carne vermelha e leite, já fez um bom progresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>