0.9

Plantas Medicinais

Serpão

By  | 

Serpão

Thymus serpyllum

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utiliza-se a parte da planta fora da terra que tem efeitos medicinais. Os principais ingredientes activos são óleos essenciais, princípios amargos e taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais têm um efeito anticonvulsivo e desinfectante. Os princípios amargos e taninos estimulam a digestão e produzem suco gástrico.

APLICAÇÕES: O chá de serpão alivia as dores de estômago, reduz inchaços e alivia as cãibras abdominais. Gargarejar ou beber pequenos tragos de chá de serpão alivia as tosses secas e a tosse convulsa. Quando aplicada externamente, a tintura de serpão pode mitigar as dores de reumatismo e  banho de pés, revitaliza-os depois de um longo dia em pé ou de uma caminhada.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de serpão seco. Deixe em infusão durante dez a quinze minutos e em seguida coe. Quando for usado para a tosse, adoce-o com mel.

TINTURA: Deite meia chávena de brandy sobre 4 colheres de sopa de serpão seco; deixe de molho num local quente e escuro. Escorra e deite num frasco opaco esterilizado. Esfregue sobre as partes doridas várias vezes ao dia.

BANHO DE PÉS: Misture 5 colheres de sopa de serpão com 2 colheres de sopa de alecrim. Deite água a ferver sobre esta mistura; deixe em infusão durante dez minutos. Adicione à água do banho. Assegure-se de que o banho de pés está à temperatura ideal e utilize-o durante cerca de dez a vinte minutos. Massaje os pés depois de secos com loção oleosa para pés.

DICA: O serpão está intimamente ligado com o tomilho e pode além disso, substitui-lo como condimento.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *