6.22

Plantas Medicinais

Segurelha

By  | 

Segurelha

Santureja montana

SINÓNIMOS: Segurelha-das-montanhas

PARTES USADAS : Usa-se a totalidade da planta quando está em flor, excepto a raiz. Os ingredientes activos são óleos essenciais, taninos, princípios amargos, sitrosterol e ácido ursólico.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais têm uma total influência positiva sobre o tracto gastrointestinal. A segurelha também é considerada como um bom expectorante.

APLICAÇÕES: O chá de segurelha costuma ser usado para aliviar a flatulência, a diarreia e a falta de apetite. Também deve ser dado às crianças para mitigar tosses e tosse convulsa. Banhos de segurelha são considerados ainda cura para as constipações comuns.

CHÁ: Deite 1 chávena de água quente sobre 1 colher de chá de segurelha seca e deixe em infusão durante dez minutos. Em seguida coe. Beba morno adoçado com mel, se desejar.

BANHOS: Deite cerca de 0,5 l de água a ferver sobre três molhos de segurelha (110g) e deixe em infusão 20 minutos. Escorra e adicione ao banho. Um outro ingrediente para o banho pode ser feito com uma mistura com proporções de 1: 1 de tomilho e segurelha.

DICA: A segurelha é um tempero importante na cozinha e é uma achega não só ao paladar do cozinhado, mas simultaneamente uma boa ajuda à digestão.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comment

  1. adelmo celio lima de oliveira

    27 de April de 2015 at 12:16

    estou com refluxo, estou tomando pantoprazol ja a algum tempo, vou ao médico eles almentão a dose, e não sinto melhora, a impressão que tenho é que piora.
    ajude-me a encontrar uma solução pára meu problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *