1.78

Plantas Medicinais

Salva-das-boticas

By  | 

Salva-das-boticas

Salvia officinalis

SINÓNIMOS: Salva

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas, as quais contêm uma vasta gama de ingredientes com efeitos medicinais. Os mais importantes são óleos essenciais, salvina, cirsimaritina e ácido rosmarínico.

EFEITOS MEDICINAIS: A salvina e a cirsimaritina eliminam bactérias. O ácido rosmarínico tem efeitos anti-inflamatórios. Os óleos essenciais funcionam como um anti-transpirante ao influenciar,no cérebro, o centro térmico regulador.

APLICAÇÕES: O consumo de chá de salva restringe a produção da transpiração. A toma de duas chávenas por dia pode reduzir a transpiração compulsiva resultante do stress, da ansiedade ou da menopausa. Gargarejar com o chá de salva alivia inflamações da boca e da garganta. Os ingredientes activos gengivites ou tosses ligeiras até às amigdalites severas ou inflamações das membranas mucosas associadas a terapias radioactivas. A salva é também um mucólitico sem desidratar a membrana mucosa. Chupar rebuçados de salva liberta da rouquidão. Os ginecologistas recomendam o chá de salva para ajudar a produção de leite materno, ao mesmo tempo que ajusta  menstruações  irregulares e alivia as cãibras.

CHÁ: Deite 2 chávenas de áua a ferver sobre 2 colheres de chá de folhas de salva, fresca ou secas. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Beba 2 a 3 chávenas durante o dia. Morno ou frio pode ser usado para gargarejar.

LEITE QUENTE COM SALVA: Ferva 1 colher de chá de folhas frescas ou secas de salva com 1 chávena de leite; deixe em infusão durante três minutos e em seguida coe. Beba 2 ou 3 chávenas durante o dia. Esta bebida é especialmente recomendada para as tosses. Quando tomado à noite, este leite ajuda a ter um sono calmo.

REBUÇADOS DE SALVA: Derreta 225 g de açúcar num tacho até obter um xarope: tenha cuidado para não ficar demasiado escuro. Adicione 25 folhas de salva finamente picadas e envolva-as caramelo. Coloque pequenas quantidades sobre papel vegetal e deixe arrefecer.

NOTA IMPORTANTE: A dosagem diária não deve ultrapassar as 7,5 gramas. Mulheres em fase de aleitamento, grávidas e doentes hipotónicos devem evitar o consumo deste chá.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *