Salsa

Salsa

Petroselinum crispum

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas e a raiz da salsa. Os principais ingredientes activos são óleos essenciais e apiol, um fenilpropano. As folhas são ricas em vitamina C, provitamina A e potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: O apiol tem efeitos diuréticos e anticonvulsivos. Ajuda a digestão e estimula o tracto gastrointestinal.

APLICAÇÕES: Recomenda-se o consumo de chá de salsa para fazer funcionar e evitar a formação de areia nos rins. Em caso de perda de apetite o chá de salsa (ou vinho de salsa) estimula a produção de saliva e dos sucos gástricos. As cataplasmas de salsa costumam usar-se para aliviar dores e inchaços associados a entorses. Se consumir 15g de salsa por dia, essa quantidade cobrirá as suas necessidades de vitaminas importantes.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de folhas de salsa picadas ou de raízes. Deixe em infusão durante cerca de dez a quinze minutos tapado e em seguida coe. Beba antes das refeições. O regime de tomas adequado aconselha a beber 3 chávenas por dia.

VINHO: Pique 30g de salsa fresca e deite numa garrafa e encha com vinho tinto. Tape a garrafa com uma rolha de cortiça e reserve durante dez minutos em seguida, coe por um pano. Beba 1 copo de licor deste vinho, de manhã e à noite.

CATAPLASMA: Misture 30g de salsa picada com uma clara de ovo batida. Espalhe sobre um pano e coloque sobre um entorse apertando com uma ligadura elástica.

NOTA IMPORTANTE: A concentração de apiol é muito alta e quando é consumido em doses exageradas pode ser tóxico. O apiol aumenta a contracção do útero e afecta o fígado, o coração e os rins.

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comments


  1. mais tu e burro cara , se mandarem faser chá de bosta você vai d pra sua mãe ?
    Se remedio natural curase não existia medico e sim curandeiro !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>