Salgueiro

Por  | 0 Comentários

Salgueiro

Salix

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: A casca da planta tem usos medicinais. A salicina é o ingrediente primário, seguido pelos glicósidos,  flavonóides e pelos taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: A salicina que o organismo metaboliza em ácido salicílico, tem fama de reduzir a febre, aliviar as inflamações. Os glicósidos, os flavonóides e os taninos   realçam os efeitos anti-inflamatórios.

APLICAÇÕES: O chá de casca de salgueiro é recomendado para constipações febris e dores de cabeça. Diz-se que alivia a dor associada ao reumatismo e à gota.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de casca de salgueiro seca e picada. Ferva. Deixe em infusão durante cinco minutos e em seguida coe. Não consuma mais do que 2 chávenas por dia.

MISTURA DE CHÁ PARA REGIME DE SUDAÇÃO: Misture 1 colher de chá de casca de salgueiro seca e picada com 1 colher de flores secas de tília, 1 colher de chá de flores de sabugueiro, 1/2 colher de chá de sementes de anis e 1/2 colher de chá de alecrim. Deite 1 chávena de água a ferver sobre esta mistura e deixe em infusão durante cinco minutos, em seguida coe. Beba 2 chávenas por dia. Deixe-se ficar na cama para transpirar e fazer sair as toxinas.

SAIBA QUE: O ácido salicílico faz parte de muitos medicamentes à venda, incluindo a aspirina.

NOTA IMPORTANTE: O chá de casca de salgueiro não deve ser administrado a grávidas porque provoca hemorragias.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *