Sabugueiro-negro

Por  | 0 Comentários

Sabugueiro-negro

Sambucus nigra

SINÓNIMOS: Amieiro

PARTES USADAS: O fruto e as folhas têm efeitos medicinais. A fruta é rica em vitamina C, potássio e sais de frutos. As flores contêm óleos essenciais, glicósidos, flavonóides, taninos e mucilagem.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C fortalece as defesas do organismo e ajuda a cicatrização. Durante o estado febril em particular, o organismo requer um fornecimento adicional desta vitamina. O potássio regula o equílibrio da água no organismo. OS flavonóides têm efeitos antibióticos, mucolíticos e diuréticos.

APLICAÇÕES: As flores de sabugueiro têm uma vasta aplicação. Muitas pessoas reconhecem que o chá de sabugueiro, como foi provado, é um remédio para a febre devido ao seu efeito sudorífero, o qual faz evaporar a transpiração, refresca a pele e abaixa a febre. consta que um regime de chá erradico edemas e pedra da vesícula. O vinagre de sabugueiro tem fama de aliviar a gota e o banho de flores da mesma planta, alegadamente, regula a gordura da pele. Também o sumo é usado para a gripe e constipações. Tal como as flores,faz baixar a febre, dissolve mucosidades e fortalece o sistema imunitário.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de sopa de flores de sabugueiro secas. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Tome como gostar.

REGIME: Beba pelo menos 4 chávenas de chá de flor de sabugueiro por dia, durante quatro semanas seguidas.

BANHOS: Encha um saquinho de linho com dois punhados de flores de sabugueiro frescas. Suspenda-o na água do banho e deixe-o estar aí, durante dez minutos.

SUMO: Retire o caule a 3 kg de bagas de sabugueiro, lave-as e coloque-as na centrifugadora enquanto húmidas. Leve ao lume e coza durante uma hora. Adoçando com 0,5 kg de açúcar, mel ou xarope de pêra. Verta para frascos esterilizados. Guarde num local escuro e consuma 1 colher de sopa várias vezes ao dia ou conforme precisar.

VINAGRE: Deixe em infusão um punhado de flores de sabugueiro em 2 chávenas de vinagre de vinho branco, num local escuro, durante catorze dias e em seguida coe. Deite em frascos esterilizados e beba um copo por dia.

NOTA IMPORTANTE: Não coma bagas de sabugueiro cruas. A fruta verde é ligeiramente tóxica e causa vómito.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...