Rícino

Por  | 1 Comentário

Rícino

Ricinus communis

SINÓNIMOS: Carrapateiro; bafureira

PARTES USADAS: Utilizam-se apenas as sementes do rícino. A planta é conhecida como uma árvore, arbusto ou uma erva daninha anual, dependendo do clima. As sementes contêm o óleo de ricínio, o qual se obtém através quer da maceração quer da absorção.

EFEITOS MEDICINAIS: O óleo de rícino é um laxante muito forte. Aplicado externamente, é utilizado para escamar calosidades e caspa de peles não inflamadas, porque penetra facilmente nas camadas intermédias.

APLICAÇÕES: O óleo de rícino é um laxante natural extremamente eficaz. Em contraste com outros remédios caseiros, é mais indicado para a abstipação aguda, do que para a crónica. Dependendo da dosagem e da predisposição individual, produz mais ou menos uma defecção profunda após duas a oito horas. No próprio interesse do paciente, aconselha-se que isto aconteça próximo de uma casa de banho. Externamente seco e pés com calosidades.

ÓLEO PARA PRISÃO DE VENTRE: Tome 1 a 2 colheres de sopa de óleo de rícino. Em seguida coma um pedaço de pão ou chupe um reboçado para neutralizar o sabor. Após 2 horas, o óleo começa a fazer sentir os seus efeitos.

ÓLEO DE RÍCINO E DE ABACATE: Misture 1 colher de chá de óleo de rícino com 1 colher de chá de óleo de abacate e 1 colher de sopa de óleo. Aplique sobre as unhas quebradiças das mãos e dos pés, com um pequeno pincel. Torne as unhas brilhantes e firmes.

ÓLEO DE RÍCINO E DE SÉSAMO: Misture 1 colher de chá de óleo de rícino com 2 colheres de sopa de óleo de sésamo. Após um banho de pés e da esfoliação com a ajuda de uma pedra-pomes, esfregue os pés com o óleo para evitar a formação de calosidades.

NOTA IMPORTANTE: Mulheres grávidas, crianças abaixo dos doze anos e indivíduos com obstipação crónica ou volvo ( bloqueio de intestino grosso) devem evitar o óleo de rícina. Também se afirma que este óleo é usado antes do nascimento da criança para esvaziar os intestinos e facilitar o parto. No entanto, tudo isto deve ser tratado com o médico assistente ou com a parteira, em vez  de  ser o próprio a decidir uniteralmente .




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Guilherme Marcelino Augusto

      27 de July de 2014 at 14:57

      BOA TARDE ESTIMADOS. O ÓLEO DE RÍCINO É MUITO BOM PARA TRATAR OU CURAR A DE PRISÃO DE VENTRE. E MUITO OBRIGADO GUILHERME MARCELINO AUGUSTO MUCHANGA

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *