0.92

Plantas Medicinais

Primavera

By  | 

Primavera 

Primula veris

SINÓNIMOS: Prímula

PARTES USADAS: A raiz e as flores têm aplicações medicinais. Os principais ingredientes activos são os saponinos, juntamente com os flavonóides, os óleos essenciais, os taninos e o ácido silícico.

EFEITOS MEDICINAIS: As saponinas estimulam o revestimento gástrico e o refluxo, comandados pelo sistema nervoso autónomo. Aumenta a secreção dos pulmões e facilita a expectoração.

APLICAÇÕES: O chá desta planta é usado especialmente para constipações acompanhadas por tosses secas, mas também é recomendado para a gota, reumatismo, enxaquecas, coração fraco, insónia ou crise de ansiedade.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de chá de raiz de primavera seca ou da flor da referida planta. Ferva, deixe em infusão durante cinco a dez minutos e coe. Beba 3 a 4 chávenas por dia.

MISTURA PARA CHÁ: Pise 1 colher de chá de raiz de primavera seca com 1 colher de chá de tomilho e 1 colher de chá de sementes de anis. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura e em seguida coe. Beba 2 chávenas por dia.

NOTA IMPORTANTE: Algumas pessoas podem ter reacções alérgicas locais na pele, após contacto com a planta. Estas pessoas não devem tomar chá de primavera.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *