Potentilha

Por  | 0 Comentários

Potentilha

Potentilla anserina

SINÓNIMOS: Argentina

PARTES USADAS: A parte da planta fora da terra tem efeitos medicinais. Os principais ingredientes activos desta planta são flavonóides e taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os flavonóides têm efeitos anti-convulsivos e os taninos o desenvolvimento de algumas bactérias e combatem a diarreia.

APLICAÇÕES: O chá é bom para a diarreia. Se for consumido regularmente antes da menstruação, suaviza as cãibras abdominais. O chá de potentilha alivia as cólicas infantis bem como as dores gastrointestinais. Também se costuma usar este chá para gargarejar e, afirma-se que com efeitos positivos, em processos de cura de estomatites e faringites.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de potentilha seca, deixe em infusão durante dez minutos e coe. Beba com regularidade conforme precisar. Este chá, frio ou morno, também serve para gargarejar. Administre 3 colheres de chá deste líquido sem ser adoçado a crianças de peito, antes de serem amamentadas. Para crianças de biberão, deite 3 colheres de sopa deste chá não adoçado na mistura que vão tomar.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de potentilha seca, 1 colher de chá de erva-cidreira seca e 1 colher de sopa de hortelã seca. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante dez minutos e coe. Este chá é menos amargo e tem melhor paladar do que aquele que é feito somente com a potentilha.

LEITE: Ferva 2 colheres de chá de potentilha seca com 2 chávenas de leite, deixe em infusão durante cinco minutos e coe. Adoce com mel e canela. Alivia as dores menstruais.

NOTA IMPORTANTE: Não beba mais que 3 chávenas deste chá, por dia. O consumo de doses mais elevadas pode atacar o fígado.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *