Pastinaca

Por  | 0 Comentários

Pastinaca

Pastinaca sativa

SINÓNIMOS: Cherívia

PARTES USADAS: A raiz e as sementes são usadas para fins medicinais. A semente contém óleos essenciais elementares e a raiz, provitamina A e flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: A provitamina A fortalece o sistema imunológico e ajuda ao restabelecimento em geral. Os óleos essenciais auxiliam em primeiro lugar a digestão e costumam usar-se também para aliviar problemas da vesícula bem como do estômago.

APLICAÇÕES: A  raiz é mais conhecida por ser um vegetal particularmente saudável. Pode ser preparada da mesma forma que as cenouras; crua ou como um acompanhamento, ou ainda como ingrediente num estufado ou num guisado. O seu sabor faz lembrar a raiz da salsa, do aipo e da cenoura. Sendo parecida com as cenouras, aconselha-se a preparar a pastinaca com um pouco de gordura ( por exemplo uma gota de óleo ou um pouco de chouriço) uma vez que isto facilita a absorção da provitamina A. O chá de pastinaca é feito a parte das sementes. Ajuda a digestão e diz-se que estimula os rins e a vesícula. A pastinaca foi redescoberta como um tempero para conserva  de pepino e abóbora e afirma-se que os torna mais digeríveis.

CHÁ: Moe 1 colher de chá de sementes de pastinaca num almofariz. Deite 1 chávena de água a ferver sobre as sementes. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e em seguida coe. Beba 2 a 3 chávenas por dia, conforme necessário.

SALADA VEGETAL COM PASTINACA: Escove, descasque, lave e rale 0,5 kg de pastinaca. Lave 1 pêra, retire o interior e corte em cubos. Pique finamente 3 colheres de sopa de nozes. Misture numa tigela. Para o molho, misture 11o g de iogurte natural, 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de chá de vinagre de sidra. Tempere com açúcar, sal e pimenta preta. Junte este molho aos restantes ingredientes.

NOTA IMPORTANTE: As pessoas sensíveis podem reagir ao consumo de grandes quantidades de chá de pastinaca com erupção cutânea, a qual desaparece após ter parado o consumo.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *