Nogueira-europeia

Por  |  2 Comentários

Nogueira-europeia

Juglans regia

SINÓNIMOS: Nogueira-comum

PARTES USADAS: Utilizam-se para fins medicinais as folhas de compridas em forma de lança assim como o óleo extraído das suas deliciosas nozes. As folhas secas contêm taninos, óleos essenciais e flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos destroem as bactérias nocivas das membranas mucosas. Os óleos essenciais ajudam nas micoses e os flavonóides têm propriedades anti-inflamatórias.

APLICAÇÕES: O chá de folhas de nigueira é administrado nas irritações mucosas e pode dar alívio nos casos de diarreia provocada por irritação dos intestinos. As estomatites, gengivites e inflamações na zona dos olhos podem ser curadas com folhas de nogueira. Aplicadas externamente, diz-se que  também são uma ajuda contra o acne, o eczema e as hemorróidas. O óleo de noz contém um elevado teor de ácido linoleico, o qual pertence ao grupo dos ácidos gordos essenciais. Tem igualmente fama de ajudar nos casos de artrite reumatóide. Muitos pacientes referiram que o consumo regular de produtos contendo ácido linoleico deram alívio  e aumentaram a mobilidade das suas articulações doridas.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de folhas de nogueira secas e cortadas aos bocados. Deixe ferver uns instantes e coe após três a cinco minutos. Beba 2 a 3 chávenas por dia quando necessitar. Use frio ou morno para gargarejar várias vezes ao dia.

INFUSÃO PARA OS OLHOS: Misture 1 colher de chá de folhas de nogueira secas e cortadas com 1 colher de chá de flores de camomila. Deite 1 chávena de água sobre a mistura e ferva uns instantes. Deixe em infusão durante três a cinco minutos e use após arrefecer.

CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de folhas de nogueira secas e cortadas aos bocados. Ferva uns instantes e deixe em infusão durante três a cinco minutos. Mergulhe um pano ( ou uma bola de algodão) na decocção. Coloque sobre a zona da pele com eczema ou vermelhidão.

BANHO DE ASSENTO: Misture 2 colheres de sopa de folhas de nogueira secas e cortadas com 2 colheres de sopa de casca de carvalho. Deite 2 chávenas de água fria sobre a mistura, ferva uns instantes e coe após dez minutos em infusão. Adicione o líquido à água do banho de assento deverá durar entre dez a quinze minutos.

NOTA IMPORTANTE: As pessoas com estômagos sensíveis por vezes reagem ao chá de nogueiro com náuseas e vómitos.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comentários

  1. joselma nascimento marques

    31 de maio de 2012 at 1:02

    boa noite,estive numa loja de produtos naturais estava lendo o folheto e mim interesei pelo o produto o que mais mim chamou á atenção foi em saber que o char nogueira escurece os cabelos é verdade? tenho muito cabelo branco ñ sei mais o que fazer se verdade por favor mim responda ou mim ensina outro tipo de medicina para cabelo branco chega de tinta não aguento mais um abraço. joselma nascimento marques

  2. rocicle

    29 de março de 2015 at 5:42

    Foi muito bom.So quero que infome um medicmento caseiro cartilagem gasta nas rotulas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>