0.5
Nogueira-europeia
outubro 24th in Plantas Medicinais by .

Nogueira-europeia

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Nogueira-europeia

Juglans regia

SINÓNIMOS: Nogueira-comum

PARTES USADAS: Utilizam-se para fins medicinais as folhas de compridas em forma de lança assim como o óleo extraído das suas deliciosas nozes. As folhas secas contêm taninos, óleos essenciais e flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos destroem as bactérias nocivas das membranas mucosas. Os óleos essenciais ajudam nas micoses e os flavonóides têm propriedades anti-inflamatórias.

APLICAÇÕES: O chá de folhas de nigueira é administrado nas irritações mucosas e pode dar alívio nos casos de diarreia provocada por irritação dos intestinos. As estomatites, gengivites e inflamações na zona dos olhos podem ser curadas com folhas de nogueira. Aplicadas externamente, diz-se que  também são uma ajuda contra o acne, o eczema e as hemorróidas. O óleo de noz contém um elevado teor de ácido linoleico, o qual pertence ao grupo dos ácidos gordos essenciais. Tem igualmente fama de ajudar nos casos de artrite reumatóide. Muitos pacientes referiram que o consumo regular de produtos contendo ácido linoleico deram alívio  e aumentaram a mobilidade das suas articulações doridas.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de folhas de nogueira secas e cortadas aos bocados. Deixe ferver uns instantes e coe após três a cinco minutos. Beba 2 a 3 chávenas por dia quando necessitar. Use frio ou morno para gargarejar várias vezes ao dia.

INFUSÃO PARA OS OLHOS: Misture 1 colher de chá de folhas de nogueira secas e cortadas com 1 colher de chá de flores de camomila. Deite 1 chávena de água sobre a mistura e ferva uns instantes. Deixe em infusão durante três a cinco minutos e use após arrefecer.

CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de folhas de nogueira secas e cortadas aos bocados. Ferva uns instantes e deixe em infusão durante três a cinco minutos. Mergulhe um pano ( ou uma bola de algodão) na decocção. Coloque sobre a zona da pele com eczema ou vermelhidão.

BANHO DE ASSENTO: Misture 2 colheres de sopa de folhas de nogueira secas e cortadas com 2 colheres de sopa de casca de carvalho. Deite 2 chávenas de água fria sobre a mistura, ferva uns instantes e coe após dez minutos em infusão. Adicione o líquido à água do banho de assento deverá durar entre dez a quinze minutos.

NOTA IMPORTANTE: As pessoas com estômagos sensíveis por vezes reagem ao chá de nogueiro com náuseas e vómitos.

Um comentário

  • joselma nascimento marques
    31 de maio de 2012

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional