0.89

Plantas Medicinais

Nigela

By  | 

Nigela

Nigella sativa

SINÓNIMOS: Nigela-dos-alqueives (nota: as sementes de nigela são com frequência -e de forma errada – apelidadas de cominhos negros).

PARTES USADAS: Usam-se apenas as sementes. Os ingredientes activos são óleos gordos, taninos, princípios amargos e saponinas.

EFEITOS MEDICINAIS: O óleo essencial nigelona é usado para acalmar espasmos brônquicos e o óleo timochinona costuma ser usado para estimular a secreção da bílis. O ácido linoleico. Gamma que tanto pode ser usado interna com externamente também é utilizado para alívio de doenças de pele, gota, reumatismo e deficiências autoimunológicas.

APLICAÇÕES: O chá de sementes de nigela estimula a circulação da bílis e previne a flatulência. Tempere alimentos muito pesados com sementes de cebola negra, para aumentar a produção dos fluidos digestivos e da salubridade. Embora as sementes de nigela não estejam relacionadas com as de alcaravia estimulam,como o anis e o funcho, a secreção de leite maternal e por isso são recomendadas para as mulheres com bebés de peito com deficiências de aleitação. O óleo de sementes de nigela tem fama de reduzir os sintomas associados ao reumatismo como a gota e doenças autoimunológicas. Use o óleo de sementes de nigela externamente, sobre áreas da pele em descamação, e.g. neurodermatite, gota ou reumatismo.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de sementes de nigela pisadas; deixe em infusão durante dez minutos e coe. Beba 1 chávena de chá antes das refeições.

EMPLASTROS DE SEMNETES DE NIGELA: Pise 5 colheres de sopa de sementes de nigela num almofariz ou triture num moinho apropriado. Descasque, coza e faça em puré três batatas e misture-as com as sementes. Aplique essa pasta quente sobre articulações doridas, cubra com uma toalha e com um cobertor de lã e deixe ficar até os emplastros arrefecerem.

ÓLEOS: Deve ser tomado em cápsulas ou em colher de chá de diariamente. também pode ser usado óleo para saladas. Massaje as articulações doridas ou a pele seca, com óleo de sementes de nigela.

DICA: Pode encontrar nigela em sementes a bom preço, nas casas especializadas em produtos naturais; as sementes utilizadas no pão pita são de nigela.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *