Mostarda

Por  | 7 Comentários

Mostarda

Brassica nigre, Sinapis alba

SINÓNIMOS: Mostarda-negra

PARTES USADAS: As sementes das plantas são medicinais. O principal ingrediente activo é a sinigrina, a qual, quando misturada com água, se decompõe em isotiocianete de alilo e glicose. Além disso, as sementes contêm mucilagem, outros óleos essenciais e ácidos gordos.

EFEITOS MEDICINAIS: O isotiocianeto de alilo ( óleo mostarda) estimula a circulação sanguínea, revitaliza e purifica a pele e tem efeitos antibióticos. O óleo mostarda aumenta o fluxo do sangue nas membranas mucosas, a vitamina C fortalece as defesas imunitárias e o potássio estimula o funcionamento dos rins.

APLICAÇÕES: A mostarda é utilizada essencialmente para uso externo. As cataplasmas de mostarda são administradas no tratamento de queixas reumáticas, pleurites e bronquites. Um banho de pés com farinha de mostarda estimula a circulação do sangue, o que ajuda a aliviar certas espécies de dores de cabeça. Usada internamente, a mostarda aumenta o apetite. Muitas pessoas atribuem a sua longevidade, ao facto de não apanharem uma constipação há vários anos, ao consumo diário de uma colher de chá de mostarda aumenta a circulação na garganta, que por sua vez estimula (e portanto fortalece) as defesas do organismo.

USO MEDICINAL DA MOSTARDA: Coma 1 colher de chá de mostarda todos os dias antes do almoço.

CATAPLASMAS: Faça uma pasta com 110 gramas de mostarda em pó e água. Espalhe sobre uma gaze ou um pano e deixe ficar 5 minutos sobre a zona afectada. No caso de crianças não deixe o cataplasma de mostarda sobre o peito mais do que 5 minutos. Em seguida, lave a região afectada com todo o cuidado e aplique uma loção.

BANHOS DE PÉS: Encha uma bacia pequena com água morna e deite-lhe 2 a 4 colheres de sopa de farinha de mostarda. Banhe os  pés nesta mistura durante 5 minutos e aplique a loção.

NOTA IMPORTANTE: O uso excessivo de mostarda pode provocar irritações graves nas membranas ou na pele. Evite o contacto com os olhos, pois a mostarda provoca um ardor considerável.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    7 Comentários

    1. Teresa

      30 de May de 2012 at 22:39

      Gostei da receita…vou testar e volto para comentar

    2. Ivonilda Torres dos Santos

      4 de January de 2013 at 18:43

      gostaria de saber onde comprar, em belo horizonte, o óleo de mostarda.
      grata

    3. Marta de Souza Correa

      6 de March de 2013 at 20:42

      Boa tarde, gostaria de comprar o oleo de mostarda,onde encontro, para campra online?
      Obrigada

    4. Marta de Souza Correa

      6 de March de 2013 at 20:43

      Boa tarde, gostartia de comprar o oleo de mostarda.Onde posso encontrar para compra online?Obrigada.

    5. NIDIA

      8 de March de 2013 at 18:50

      GOSTARIA DE SABER SE OLEO DE MOSTARDA È BOM PARA VARIZES , COMO USAR E ONDE ENCONTRAR .

      • neopnete balbino

        4 de July de 2014 at 22:42

        gostaria saber como utlizar a semente de girassol em beneficios as veias gratos neonete

    6. eliana amoras

      31 de May de 2016 at 4:02

      Gostaria de fazer o óleo. O mostarda em casa vcs tem a resceita

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *